Foi em 2015 que o incomodo com o descaso do poder público em relação à Barra do Jucu, em Vilha Velha, tomou forma em um movimento cultural, ambiental e político intitulado Culturada Viral. Conhecida como um tradicional polo de artistas, a Barra do Jucu se movimentou de forma independente para fazer o bucólico vilarejo voltar aos poucos a ter a visibilidade de outros tempos.
A valorização e o fortalecimento das manifestações culturais de Vila Velha são o mote que faz a Culturada Viral continuar resistindo de forma autônoma, no intuito de criar agendas esportivas, culturais e ambientais na Barra do Jucu, fazendo assim o público se aproximar. Neste ano, a evento realiza sua segunda edição, que recebe o nome de Juculturada Cidadã e tem início na próxima sexta-feira (13). O evento segue até domingo (15) com programação extensa.
Todas as atrações, que são notoriamente amplas, são realizados por meio de colaboração da comunidade local. Moradores e seus artistas realizam reuniões livres e vão montando a programação de acordo com o que percebem que o local necessita. E o diferencial do evento é o envolvimento com a área ambiental – diante da poluição do Rio Jucu – e o trabalho desenvolvido para tentar amenizar a violência no local.
Neste ano, por exemplo, o Juculturada Viral arrecada doações de alimentos não perecíveis, além de roupas, livros e brinquedos que serão entregues à Associação Beneficente da Criança e do Adolescente (Abeca), uma instituição local que trabalha no contra turno escolar para oferecer atividades e alimentação à crianças e adolescentes em situação de risco. A ação é um trabalho indireto no local que envolve a violência em Barra do Jucu.
Vale destacar que muitas da atividades dessa edição serão realizadas no Museu Vivo da Barra do Jucu, uma conquista recente da comunidade local que se iniciou em 2015 com um seminário sobre o Museu Vivo – A Experiência do Museu do São Bento – Duque de Caxias (RJ). Inspirados nesse exemplo, o Museu Vivo da Barra do Jucu foi estruturado de forma independente para ser uma casa de memória que concentra atividades de história e cultural da Barra.
Programação integrada
As atividades da sexta-feira (13) serão iniciadas a partir das 19h na Praia do Barrão, com sessão de cinema de obras que apresentam uma cartografia afetiva do Rio Jucu. Em seguida uma grande Roda de Congo será levada, além de show com a banda Skaldasamba. E ainda no mesmo dia a banda Barratuque se apresenta às 22h, no Cais da Barra.
No sábado (14) a programação começa cedo, às 8h, na Praia do Barrão com aulão de bodyboard conduzido pelo Instituto Neymara Carvalho. A partir das 14h começa a realização do Corredor Cultural, com ato em defesa do Rio Jucu na ponte do Canal do Congo; intervenções artísticas; atividades infantojuvenis; oficina de máscaras de carnaval e roda de conversa sobre alimentação segura, comunicação comunitária e provocação cidadã. As atividades se concentrarão no Museu Vivo e na rua Ana Penha Barcelos.
Ainda no mesmo dia o Museu Vivo recebe, a partir das 18h, a sessão cineclubista intitulada Cineculturada; apresentação infantil; sarau de poesia, exposição fotográfica de Gabriel Rezende; e show com a banda Raul.
Já no domingo (15), último dia de Juculturada, a Praia do Jucu recebe o Campeonato de surf amador SOS Biscoitinho, a partir das 7h. A programação volta a ficar movimentada às 16h, na Praça Pedro Valadares, com Feira de Brinquedos, pintura de rosto e diversas atrações para as crianças. Terá também apresentação do grupo de dança Ubuntu Friistaili, outra Roda de Congo e música com palco aberto.
Algumas atividades do Juculturada, principalmente as oficinas, apresentam o requisito de participação a partir de doações de alimentos. Dessa forma é preciso acessar a programação detalhada para saber das exigências da cada atividade.
Serviço
A Juculturada Cidadã tem início de suas atividades na próxima sexta-feira (13), a partir das 19h, e segue até domingo (15). As atividades tem realização na Barra do Jucu, em Vila Velha. Toda a programação é aberta ao público interessado e algumas ações exigem a entrega de alimentos.