Voltado para a valorização da cultura negra, o Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane), no Centro de Vitória, comemora neste mês de maio 23 anos de existência. Inaugurado em 13 de maio de 1993, o local é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra, com cursos e oficinas de formação artística, debates e exposições voltadas para reafirmar a história e a identidade negra.
Para comemorar o aniversário, o espaço vai receber a apresentação da Associação de Capoeira Ganga Zumba, liderada pelo mestre Cabral. Na programação, samba de roda, maculelê, puxada de rede e capoeira serão atração. A festa acontece nesta sexta-feira (13), a partir das 19h. A entrada é gratuita.
O Mucane se tornou um local de afirmação nas questões formativas em relação às demandas étnico-raciais, a partir de exposições temporárias e programas educativos, além das oficinas culturais e cursos de qualificação em dança afro cênica. O espaço também inaugurou há pouco tempo a biblioteca especializada e história e cultura negra Joaquim Beato.
Atualmente no espaço segue em cartaz até o dia 20, a mostra O Congo entre Nós, uma oportunidade de conhecer, por meio de 25 imagens, as bandas de congo de Timbuí, Mirim São Benedito e Mirim Santa Clara Estrela Guia, do município de Fundão, além das indumentárias usadas pelos grupos nas manifestações festivas. A exposição pode ser vista de terça a sexta-feira, das 12h às 19h; e aos sábados, das 12h às 16h.
Serviço
O evento de aniversário de 23 anos do Mucane será realizado na sexta-feira (13), às 19h, no Mucane – avenida República, 121, Centro de Vitória. A entrada é gratuita.