sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da saúde organizam manifestações para cobrar melhorias na área

Os trabalhadores estaduais da saúde decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (11), pela realização de novas manifestações para denunciar o descaso do governo Paulo Hartung (PMDB) com a área. Durante o mês haverá ocupações e apagões nos serviços públicos.

Os servidores pleiteiam a conclusão da avaliação dos trabalhadores pela comissão de insalubridade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Enquanto a secretaria não conclui a avaliação, os servidores continuam atuando em locais contaminados, com falta de materiais e estrutura precária.

Durante a assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-ES) lembrou que o governador está precarizando os serviços de saúde pública para depois terceirizar. O diretor do sindicato lembrou que Hartung diz que está economicamente quebrado, mas quer os serviços da saúde para Organizações Sociais de Saúde (OS) para gastar o dobro ou triplo com estas instituições.

A pauta de reivindicações dos servidores contempla também a recuperação salarial dos anos de 2015 e 2016, revisão da tabela do subsídio e auxílio alimentação.

Apesar de todos os problemas da área terem sido relatados para o governo, nada foi feito para resolver a questão. Por isso, os servidores organizaram um calendário de ações para cobrar melhorias.

Na próxima segunda-feira haverá ocupação em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE); na terça-feira (17), ato público em frente ao Hospital Antônio Bezerra de Farias (HABF), em Vila Velha. Já no dia 18 de maio haverá ato em São Mateus, no norte do Estado e no dia 31 de maio  ocorrera nova ocupação em local ainda a ser definido.

Mais Lidas