O transporte foi suspenso porque o governo, ao lançar os editais para contratação de cooperativas de transporte, não atualizou o valor a ser pago, o que não gerou interesse das empresas. Além de Santa Maria de Jetibá, os municípios de Santa Leopoldina e Laranja da Terra, também na região serrana, estão sem transporte.
Se o problema persistir, pode prejudicar, além da frequência dos alunos, o fechamento do trimestre.
De acordo com o vice-presidente da cooperativa Transerrana, Lindolfo Stuhr, o governo lançou a portaria com os preços a serem licitados no mês de abril, mas não houve interesse das cooperativas pelos valores serem baixos. Ele conta que algumas linhas têm valor inferior ao praticado no último contrato.
Ele ressalta que para o município de Santa Maria de Jetibá foi aberto novo certame a ser realizado na próxima terça-feira (17), mas, como os valores são os mesmos, não deve haver interessados mais uma vez.
O problema da falta de transporte escolar pode se agravar ainda mais nas próximas semanas com a proximidade de vencimento de mais contratos e com a impossibilidade de prorrogação deles.