domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Os episódios de restauro e reabertura do Mercado São Sebastião

Em outubro de 2015, o Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, recebeu uma visita técnica aberta da Prefeitura de Vitória, que prometia a delimitação de uma data para o início de obras de reparo no espaço. Pois bem, de novembro até maio deste ano, a data para os reparos ainda não foi definida e apresentada à comunidade. 
 
Nessa sexta-feira (13), o Mercado São Sebastião iria receber uma ordem de serviço para a recuperação do espaço, mas os episódios de adiamento continuam. A ordem de serviço foi adiada, contudo, ainda sem data para a realização. Assim foi apresentado pela Prefeitura. 
 
A ordem de serviço irá definir o início das obras no Mercado. Só após isso um edital público irá selecionar entidades que desenvolverão ações no local voltadas para a gastronomia, turismo, artesanato e apresentações culturais. De acordo com a Prefeitura, “a previsão é de que os serviços sejam concluídos durante o segundo semestre pela empresa Compacta Construções e Pavimentações, vencedora da licitação no valor de R$ 105.266,85”.
 
O projeto do 'novo' Mercado São Sebastião é apresentado como um grande ponto de integração entre turismo e fomento da cultura local, reaberto para ser uma espécie de centro cultural que concentrará gastronomia, arte, shows e outras atividades artísticas gratuitas ao público. Contudo, sair do papel tem sido uma grande espera.
 
Fundado em 1949, o Mercado São Sebastião funcionou como um antigo ponto de encontro de moradores da região de Jucutuquara. O prédio é de arquitetura neocolonial e foi reformado em 2010, período em que passou a abrigar  manifestações artísticas. No entanto, em 2012, a obra apresentou problemas de infiltrações e desde o início de 2013 o Mercado São Sebastião parou suas atividades como Centro de Referência do Artesanato Capixaba. 

Mais Lidas