domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Exposição de painéis de cerâmica registra pontos históricos da Serra

A história da Serra contada em forma de painéis de cerâmica é destaque na exposição O Casario Conta História, das artistas plásticas e ceramistas Mariana Barroso e Elaine Sohelo, e que foi aberta na última quinta-feira (12), no Museu Histórico da Serra, em Serra Sede. As visitações podem ser realizadas de segunda à sexta, das 8h às 17h, até o dia 30 de junho. A entrada é livre.

No local estão expostos painéis que retratam locais importantes para a cultural local, como a antiga Casa do Congo Mestre Antonio Rosa; a Aldeia de pescadores de Nova Almeida; a Sede da Fazenda Natividade; a Estação de Luz; o prédio da Família Loreiro; a Sociedade Dramática Franscisco Salles; o prédio da atual Biblioteca e Museu Histórico da Serra; o prédio da época do Ciclo do Café; e a Casa da Comarca, entre outros.

“Os painéis cerâmicos são escultóricos em terracota e pigmentados com a própria argila, misturados a óxidos para dar o colorido. Nosso objetivo é unir história à arte milenar para perpetuá-las, além de aumentar a visibilidade de ícones importantes no contexto histórico do município”, explica a artista plástica e ceramista Mariana Barroso.

Simultaneamente à mostra ainda estão expostos quadros de pontos turísticos da Serra, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição – o primeiro templo religioso do município, produzido pelo artista plástico Nadilson Corrêa.

A mostra faz parte das atividades da 14ª Semana de Museus – Museus e Paisagens Culturais, realizada de até 22 de maio em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio, próxima quarta-feira).  A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e 1.236 museus de todo o País estão participando.

Serviço

A exposição: O Casario Conta História, das artistas Mariana Barroso e Elaine Sohelo, está em exibição no Museu Histórico da Serra – rua Cassiano Castelo, 22, Serra Sede. As visitações podem ser feitas de segunda à sexta, das 8h às 17h. A entrada é livre. A mostra faz parte da 14ª Semana de Museus – Museus e Paisagens Culturais. 

Mais Lidas