domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Após perda de acervo, Conceição da Barra consegue criar novos registros folclóricos

Encerrando o projeto Ponto de Memória – O fogo que renova, a Associação de Folclore de Conceição da Barra promove a partir deste sábado (21) a exposição de documentos e fotos sobre dez dos grupos folclóricos locais, reunidas durante o trabalho. A exposição tem abertura às 14h, na sede da instituição, localizada na Praça Benônimo Falcão, também conhecida como Antigo Varandão. O trabalho permanecerá no local para visitação de estudantes e moradores por tempo ainda indeterminado.
 
Ponto de Memória – O fogo que renova nasce a partir de uma tragédia com a cultura popular de Conceição da Barra, um incêndio criminoso na sede da Associação. O fato aconteceu em agosto de 2015 e muitos registros sobre a história do folclore do município foram completamente perdidos. Com o intuito de resgatar o que fosse possível e realizar novos registros, o projeto foi iniciado.
 
Ponto de Memória – O fogo que renova promoveu então encontros com os dez grupos folclóricos mais antigos do município e levantou a história de cada um deles, com o objetivo de registrar o máximo possível de histórico desses grupos a partir de relatos de seus integrantes. O projeto ainda contou com uma campanha de coleta de material com os moradores da sede e de Itaúnas, para ampliar o acervo da Associação.
 
Os dez grupos folclóricos que foram ouvidos nesta etapa do projeto foram os conhecidos Ticumbi de Mestre Terto; Ticumbi do Bongado; Ticumbi de Itaúnas; Jongo de São Bartolomeu; Jongo das Barreiras; Alardo e os Reis de Boi dos mestres Nilo Barbosa; Neném de Oleiro; Tião de Veio; e Benedito das Barreiras.

 Mesmo com o fim da campanha, os moradores ainda podem doar material de registro sobre o folclore local. 

 
Serviço
 
A exposição Ponto de Memória – O fogo que renova será aberta a partir do sábado (21), às 14h, na sede Associação de Folclore de Conceição da Barra, que fica na Praça Benônimo Falcão, em Conceição. A entrada é livre.

Mais Lidas