sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Sindiupes questiona secretária de Fazenda sobre números do Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sindiupes) pediu à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) os documentos com os dados que comprovem a crise financeira que o Estado enfrenta, reforçada pela secretária Ana Paula Vescovi em reunião com lideranças sindicais nessa quinta-feira (19).

O discurso da crise tem sido usado como justificativa para o governo recusar, pelo segundo ano consecutivo, a revisão anual dos salários dos servidores.

Dentre os documentos solicitados pela entidade estão os referentes às despesas com o programa Escola Viva e sobre gastos do governo com propaganda publicitária. Além disso, o Sindiupes pediu a prestação de contas dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e dados sobre sonegação fiscal.

Os servidores também questionaram a secretária sobre os investimentos feitos no Escola Viva, que representa repasse de recursos públicos para a iniciativa privada e sobre os fechamentos de turmas.

Durante a reunião, os representantes do Sindiupes lembraram que os trabalhadores da educação enfrentam sérios problemas no Estado, que passam pela falta de reajuste há dois anos, o que torna a situação financeira ainda mais delicada frente ao aumento do custo de vida e da inflação.

Mais Lidas