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Governo Hartung gastou quase R$ 900 mil com propaganda em três meses

O governo Paulo Hartung (PMDB) gastou R$ 852 mil com publicidade nos três primeiros meses deste ano. O valor foi divulgado no Portal da Transparência, seguindo determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os gastos são referentes apenas a cinco órgãos do governo, incluindo a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) que recentemente lançou uma nova campanha institucional, batizada de “amorS2ES” (#amorheartes).

Durante o período divulgado, estava ainda em andamento uma licitação para contratação de agências de publicidade, que devem repartir um bolo de até R$ 73 milhões em verbas destinadas à propaganda. A expectativa é de que os gastos na área cresçam com o início da execução dos novos contratos, fruto da licitação – que estão sendo assinados pelas respectivas pastas e órgãos ao longo das últimas semanas.

Segundo levantamento da reportagem, o mês de janeiro registrou os maiores gastos no que se refere aos valores pagos aos veículos de comunicação. Neste mês, somente o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) declarou ter feito despesas com veiculação de peças publicitárias (R$ 250,4 mil). Deste total, as despesas foram divididas entre os meios: jornal (R$ 210,9 mil), revista (R$ 18,3 mil), televisão (R$ 14,1 mil) e rádio (R$ 7 mil). O valor exato desembolsado para cada empresa de comunicação não foi divulgado, sendo revelados apenas quais os veículos contemplados com a mídia oficial.

Em fevereiro, foram realizados gastos pela Secretaria de Educação (Sedu), R$ 151,4 mil destinado integralmente a jornais; pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), que gastou R$ 41,8 mil com propaganda na TV e mais R$ 15 mil em jornais; além da Secretaria de Saúde (Sesa), que desembolsou R$ 130,4 mil para jornais e mais R$ 30,4 mil para emissoras de rádio. Já em março, os desembolsos foram feitos exclusivamente pela Secom – divididos entre R$ 130,7 mil para televisão, R$ 76 mil para jornais e R$ 25,6 mil nas rádios.

Esses números podem ainda variar para cima, já que a Secom adotou a metodologia de descentralizar a divulgação das informações sobre gastos com publicidade. Desta forma, cada pasta deve fornecer planilhas com os valores pagos para cada meio de comunicação, assim como a relação dos veículos contratados naquele mês e as despesas com fornecedores. A execução dos contratos de publicidade se dá por meio de agências de publicidade, escolhidas por licitação.

No mais recente certame, o governo escolheu quatro agências, que vão dividir um bolo de R$ 73,3 milhões em verbas publicitárias. A licitação foi dividida em cinco lotes, contemplando todas as áreas do governo – desde as secretarias de Estado até as empresas públicas e bancos estatais. De acordo com o resultado final, publicado no início do mês, a empresa Aquatro Publicidade e Marketing venceu dois lotes (01 e 03), totalizando R$ 30,86 milhões, enquanto as demais vencedoras foram a MP Publicidade (lote 02, R$ 15,4 milhões), Ampla Comunicação (lote 04, R$ 13,11 milhões) e a Fire Marketing (lote 05, R$ 14 milhões).

Os cinco lotes foram divididos entre: (1) Detran; (2) Secult, Setur, Seag, Incaper, Idaf, Iema, Sesa, Polícia Civil e Militar, Corpo e Bombeiros, Sesp, Sejus, Iases, Procon, DER-ES e Setop; (3) Sedu, Fames, Secti, Fapes, Sesport, SEP, IJSN, Aspe, Arsi, Idurb, Sedurb, Aderes, Suppin, Sedes, Seger, Esesp e Seasm; (4) Prodest, Secont, PGE, SEG, Arquivo Público, DIO, RTV, Secom, Sefaz e Jucees; e (5) Banestes, Bandes e Cesan.

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