Marcus Vinícius, que também era conhecido como MV. Marcus, morreu bem jovem, exatamente aos 27 anos, quando estava em uma viagem na Turquia, onde foi apresentar alguns de seus trabalhos. Apesar de jovem, a carreira de MV. era sólida e o artista já havia viajado por diversos países do mundo apresentando suas performances em vídeos e fotografias.
MV. era capixaba, estudou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e morreu de mal súbito por problemas de saúde. E em prol de resgatar a importância de seu trabalho, o professor do Departamento de Comunicação da Ufes de e cineasta Erly Vieira Jr. organizou o livro Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim, uma publicação da editora Pedregulho que será lançado em breve.
O livro Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim reúne um vasto material fotográfico e teórico que lança luz sobre a carreira do artista, uma das referências no universo da performance, dentro e fora do país, tendo apresentado seus trabalhos em mais de vinte países durante sua breve e intensa carreira.
O lançamento da obra reúne diversas ações no intuito de apresentar melhor a obra e integrar com as diversas linguagens possíveis que o artista abordou. A primeira ação feita foi uma roda de conversa, realizada no último dia 18, promovida na Galeria de Arte Espaço Universitário, da Ufes, em Vitória. No encontro, a partir do texto ainda inédito As múltiplas Estratégias do Corpo Segundo Marcus Vinícius, Erly Vieira Jr, abordou o uso do corpo como plataforma para as intervenções e performances realizadas pelo artista.
A segunda atividade promovida será realizada nesta próxima quarta-feira (25), no Cine Metrópolis na Sessão ABD, que também leva o nome de Marcus Vinícius, A Presença do Mundo em Mim. A sessão, também com curadoria de Erly Vieira Jr, apresentará uma seleção de dez vídeos que representam algumas das fases da produção audiovisual do performer Marcus Vinícius. Em sua carreira, ele realizou trabalhos de vídeos e fotografias, entre outras linguagens, sempre reinventado o próprio corpo através das mais diversas experiências. Os trabalhos selecionados para esta sessão foram rodados em diversas partes do mundo, onde o artista se apresentou ou participou de residências artísticas.
E no próximo dia 31, a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, recebe mais uma roda de conversa, às 19h. O encontro tem a proposta de apresentar as muitas faces do artista e identificar como todas essas experiências influenciaram o seu trabalho.
Serviço
A segunda ação do livro Marcus Vinícius: A Presença do Mundo, será realizada nesta próxima quarta-feira (25), a partir das 20h, no Cine Metrópolis na Sessão ABD – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre.