sábado, novembro 16, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Um sarau nas Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Em 1677 data a primeira ordem de construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Guarapari – litoral sul do Estado. De fato, a igreja não chegou a ser completamente construída, um incêndio impediu seu término, mas não acabou com sua estrutura, restando a Frontis (fachada) e o Campanário (torre) – que passaram pelo processo de reconstrução de 1817. Apesar de certo esforço, o que restam até hoje são as ruínas da estrutura da antiga igreja, um espaço que foi transformado em ponto turístico.
 
E sendo as Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição um ponto de ligação entre parte da história e da cultura de Guarapari, o espaço foi tomado em fevereiro por um movimento artístico de poesia e arte. Intitulado Sarau Ruínas, a primeira edição do evento reuniu música, teatro, dança, fotografia, instalação e muita poesia no local.
 
Diante do sucesso da primeira edição, o Sarau Ruínas terá sua segunda versão realizada no próximo dia 4 de junho, sábado. A proposta de ocupar as ruínas com arte chega não só para reapropriar o uso de um espaço histórico – que já foi usado no passado como cemitério, além de horta por alunos da primeira escola da cidade – mas também para dar visibilidade aos artistas locais e seus trabalhos. A participação é livre e o Sarau Ruínas começa a partir das 19h
 
 
Na programação do evento haverá apresentação teatral da Trupe Maratimba Cia de Artes Cênicas e música ao vivo com o cantor Duarte, a cantora Jéssica Dias e a banda Albergue Passárgada (vídeo acima). A Dançarte Núcleo de Danças também fará apresentação no local; e a escritora Cora Made faz o pré-lançamento de seu primeiro livro, Fenda & Vulcão – obra que está em processo de captação de recursos pelo projeto Quanto Vale o Poema? e que terá seus primeiros 40 exemplares vendidos ao preço de R$20,00 no dia do evento. 
 
O Sarau conta ainda com palco aberto para quem queira recitar escritos; varal de poesias; e exposição de artes livre, entre outras atividades. Toda a programação, desde a primeira edição, foi encabeçada pelo Coletivo Sinestesia, que atua em Guarapari na promoção cultural e artística por meio de diferentes linguagens. O Coletivo contou também com a parceria de diversos outros grupos e artistas, além da própria população local, na construção colaborativa da programação. 
 
Serviço
 
– O II Saurau Ruínas será realizado no sábado (4), às 19h, nas Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição – avenida do Contorno, 14, Centro de Guarapari. A participação é livre.

Mais Lidas