“Cada Fernando uma Pessoa, cada Luís do Maranhão, o Chico nasce Bento, cresce de Hollanda, brinca de Anysio na multidão”, canta Gustavo Macacko em uma de suas icônicas composições, escrita em parceria com o pernambucano Otto. Tal qual a canção, os mais de 20 anos de carreira do músico mostram que, para ele, é mesmo possível ser muitos. Macacko se prepara agora para mais um marco nessa trajetória: um DVD gravado ao vivo, que contará parte dessa história.
O show será realizado no próximo dia 5 de junho, domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir das 19h, no Projeto Tamar, em Vitória.
O músico sobe ao palco acompanhado de Bruno Massa (baixo e arranjos), Caio Metteoro (bateria), Dori Sant’Ana (teclados), Tati Mancebo (melotron, escaleta e back vocals), e Wanderson Lopez (guitarra).
Seguindo o conceito de “filme musical”, o DVD trará um panorama sobre a carreira de Macacko, passando por suas diferentes fases e iniciativas, com imagens do show, depoimentos e clipes.
No repertório do show estão o elogiado álbum Despontando para o Anonimato (2014), lançado como trilogia e que circulou amplamente pelo país, além de canções do disco Macaco, Chiquinho e o Cavalo (2010) e de outros projetos musicais – como a extinta banda Símios, que marcou a cena rock do Espírito Santo e é responsável pelas primeiras incursões autorais de Macacko.
Entre as novidades, há três composições inéditas: Trova a Troá, inspirada na força do número 3 e tema de um projeto homônimo em parceria com Brunno Monteiro e Rabujah; Bicho Grilo, música infantil que retrata a visão de crianças sobre os animais; e Chico e Patty, uma espécie de Eduardo e Mônica ambientada no atual contexto político do país, que narra a relação entre dois jovens que se conheceram nas manifestações de 2013 e, agora, estão em lados opostos.
“Sou um cronista musical. Narro minhas experiências de forma subliminar, interagindo literatura nas canções e como num roteiro de cinema. O filme se propõe a personificar essa mistura multiartística que trago em mim, usando referências como Fernando Pessoa, Noel Rosa, Rimbaud e Castañeda, ao lado de influências do cordel nordestino e da cultura popular brasileira”, diz Macacko.
A relação de Macacko com a causa ambiental está cada vez mais latente em sua carreira. No carnaval deste ano, ele apresentou ao público a marchinha-manifesto Pode Minério, lançada pelo projeto de rock percussivo BlocoBleque, que propõe uma reflexão sobre a poluição do ar na capital capixaba e o paradoxo “saúde x economia”. Além disso, em virtude da tragédia no Rio Doce, fez apresentações em Regência e participou do videoclipe da música Cacimba de Mágoa, gravada pelo grupo Falamansa em parceria com Gabriel O Pensador, e que uniu diversas celebridades em uma grande campanha em prol das vítimas.
Logo após o show de gravação do DVD, a programação da noite continua com música. André Prando, Fepaschoal, Rabujah, Baia e BlocoBleque se apresentam em uma Jam Session. Na sequência, o som fica por conta do coletivo de forró Sala Gonzagão, com show em homenagem a Gilberto Gil.
Serviço
A gravação do DVD Macacko será no domingo (5), às 19h, pelo Projeto Tamar, na Praça do Papa – avenida Nossa Sra. dos Navegantes, Enseada do Suá, Vitória. Os ingressos custam R$ 10,00 (antecipado) e R$ 15,00 (portaria). Os pontos de venda são: Café Bambo, Kaffa Cafeteria e portaria do Tamar.