Olhar a Baía de Vitória fotografada por volta dos anos de 1860 (foto de capa); ou ainda a comunidade de Santa Leopoldina (acima), com suas poucas famílias habitando as primeiras casas levantadas a partir do barro, no interior do Estado; só é possível hoje graças ao trabalho do pesquisador e fotógrafo Cilmar Franceschetto.
Franceschetto mergulhou numa ampla pesquisa acerca dos primeiros registros fotográficos de Vitória e de comunidades de interior do Estado. O intuito foi organizar um livro com fotos e textos sobre a história do Espírito Santo desde 1860. Tudo começou quando em 1996 ele visitou a Biblioteca Nacional e teve o primeiro contato com fotografias de Vitória e de comunidades de imigrantes no interior.
As fotos não tinham identificação de autoria na época, mas a partir das pesquisas de Franceschetto, foi descoberto que o fotógrafo francês Victor Frond foi o responsável por tais registros. Frond foi contratado pelo Imperador D. Pedro II para registrar Vitória e as colônias de imigrantes no interior do Espírito Santo.
O livro Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo se organiza então a partir disso, 16 fotos tiradas entre setembro e outubro de 1860, por Frond. E apesar do peso histórico dessas imagens, o livro não é formado só por elas. Aliás, são bem raros os registros fotográficos de Victor Frond. E dentre o conjuntos de suas obras mais reconhecidas, estão as fotos do Espírito Santo.
Na obra, Franceschetto inclui ainda, num trabalho minucioso, breves biografias dos viajantes da época, descrevendo também as atuações de D. Pedro II e do próprio Victor Frond. Outra parte interessante e pouco comum em livros de registro histórico é a narrativa que o pesquisador desenvolve, no gênero romance histórico, que tem o intuito de recriar o Espírito Santo de 1860. Tudo é feito a partir de mapas da época, jornais publicados, relatos das viagens de D. Pedro II e de outras figuras históricas.
Em cerca de 250 páginas, Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo está muito bem subdividido. Com prefácio de Almerinda da Silva Lopes, o livro será lançado na próxima quarta-feira (1), às 19h, no Museu da Vale, em Vila Velha. Os livros serão vendidos no loca por R$ 30,00.
Serviço
O lançamento do livro Victor Frond – 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo, de Cilmar Franceschetto, será lançado na quarta-feira (1), às 19h, no Museu da Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n, Argolas, Vila Velha. O livro será vendido no local por R$ 30,00.