Na sessão da última quarta-feira (1), o vereador apontou que naquele dia, uma semana depois do pedido, não havia recebido qualquer resposta sobre a audiência com o prefeito.
Os aprovados no concurso cobram o aumento do número de agentes, por meio da retificação da Lei Municipal n° 5.460/13, para adequação à Lei Federal 13.022/14, o Estatuto das Guardas Municipais. A norma municipal limita o número de guardas em Vila Velha a 300, impossibilitando que todos os aprovados sejam nomeados.
Caso o município atinja o número de 300 agentes em exercício, não será mais possível realizar novas nomeações.
Atualmente, o cadastro de reserva da Guarda Municipal de Vila Velha conta com cerca de 100 aprovados no último concurso habilitados para ingresso imediato.
No entanto, há aproximadamente 60 servidores que ocupam cargos comissionados nos quadros da GMVV, sendo 40 somente na Central de Videomonitoramento, o que ensejou, inclusive, investigação por parte do Ministério Público Estadual (MPES). Até o dia 8 de agosto deste ano, todos os comissionados da Guarda deverão ser substituídos por servidores efetivos, de acordo com o que estabelece o Estatuto.