sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da saúde planejam ocupar sede da Sesa nesta terça-feira

Os servidores estaduais da saúde planejam ocupar a sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), localizada na Enseada do Suá, em Vitória, nesta terça-feira (7). O ato público é uma resposta à falta de compromisso do governo com os acordos firmados com a categoria.

Os trabalhadores têm a pauta de reivindicações negada sistematicamente pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo de Oliveira. As reivindicações, inclusive, foram apresentadas à Sesa início do governo Paulo Hartung (PMDB).

As principais reivindicações dos trabalhadores são o reajuste do subsídio; o desjejum dos servidores; a correção da distorção salarial entre técnicos e auxiliares; a norma que proíbe os trabalhadores dos Centros de Referencia em Especialidades (CREs) e Farmácias Cidadãs de terem direito ao ponto facultativo; além do adicional por insalubridade.

Os servidores defendem o pagamento do adicional por insalubridade por local de trabalho e não por função, como é feito atualmente. Para o Sindsaúde, servidores que atuam nos mesmos locais de trabalho estão expostos aos mesmos riscos.

Considera-se insalubre o trabalho realizado em contato com portadores de moléstias infecto-contagiosas ou com substâncias tóxicas, poluentes e radioativas ou em atividades capazes de produzir sequelas. No entanto, mesmo atuando nessas condições, nem todos os servidores têm direito à gratificação, já que ela se refere à função que exercem.

Para o sindicato, um local de trabalho que não oferece condições mínimas de trabalho deixa os profissionais vulneráveis a doenças.

Mais Lidas