domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Websérie Deriva explora a música instrumental do Estado

 
A música instrumental deveras não tem o mesmo espaço que a música de grande circuito. Contudo, no Espírito Santo, há espaço para ela e, sim, interesse de público. Prova disso são os festivais de música instrumental sempre muito bem frequentados por capixabas de muitos municípios. O Manguinhos Jazz & Blues Festival, no município de Serra; o Santa Teresa Jazz & Bossa, em Santa Teresa; e o Festival de Inverno de Domingos Martins são os principais exemplos de espaços que dão lugar ao gênero musical e despertam atratividade. 
 
E apesar de uma leva significativa de músicos instrumentistas no Espírito Santo, muitos são ainda pouco reconhecidos por aqui – conquistando prestígio em outras regiões. Em prol de contribuir um pouco em divulgar esses nomes e apresentá-los melhor a quem ainda não conhece, a websérie Deriva inicia suas atividade nesta quarta-feira (15).
 
O objetivo do projeto é apresentar músicos compositores da cena autoral e instrumental do Espírito Santo em seis episódios inéditos que envolvem conversa e, claro, música. Todos os episódios serão lançados gratuitamente na internet e apresentarão nesta primeira temporada seis músicos diferentes. A apresentação da Deriva conta com Paulo Prot (gaita) e Geraldo Pereira (violão). Ambos circulam pela Grande Vitória parando em pontos específicos de atuação dos músicos convidados.
 
O guitarrista Wanderson Lopez (vídeo acima) será o primeiro a ser explorado em sua atuação. Nos próximos episódios participarão  Fernando Duarte (bandolim), Rafael Rocha (trombone), Jeremy Naud (piano), Lucas Arruda (piano elétrico) e Célio Paula (maestro). Uma das diretoras da websérie, Luanna Esteves, contou sobre o longo processo de desapego que foi preciso para enxugar em apenas seis, os 30 nomes de músicos levantados para o projeto.
 
“O critério foi prezar pela diversidade de instrumentos, além de escolher músicos com uma sólida produção e pesquisa musical. Como Prot e Gerard atuam no meio musical, tivemos muita facilidade em levantar esses nomes que não são tão familiares a quem não é desse meio da música. É muito gostoso esse processo de ser surpreendido positivamente”, explica Luanna
 
Durante seis semanas seguidas, começando já nesta, a Deriva vai apresentar vídeos online com os convidados. O projeto ainda adentra na programação da TV UFES, da Universidade Federal do Espírito Santo, no intuito de auxiliar na propagação do material. “Quanto mais espaços ocuparmos com arte e cultura, melhor”, acrescenta Luanna ao falar da parceria com a TV. 
 
 
E esta, como citada, é a primeira temporada do projeto. O intuito é de que mais alguns daqueles 30 músicos que passaram pela 'triagem' também ganhem espaço nas próximas temporadas. Para isso, a equipe busca se articular. “Até então, o retorno está sendo muito positivo e isso nos motiva. Além do mais, temos talentos de sobra para serem mostrados. Então, queremos sim nos articular para isso. Dependemos apenas de captação de recursos”, finaliza Luanna.
 
Serviço
 
A websérie Deriva é uma realização da produtora audiovisual Ciano Filmes, tem direção de Luanna Esteves e Ramon Zagoto, e tem estreia a partir desta quarta-feira (15) na internet gratuitamente.

Mais Lidas