sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Servidores públicos estaduais fazem novo ???apagão??? no dia 30 de junho

Os servidores públicos do Estado definiram para o dia 30 de junho a data do próximo “apagão” das categorias do funcionalismo, com a paralisação das atividades das principais secretarias e autarquias estaduais. A expectativa é que os movimentos sejam realizados sempre no último dia útil do mês, data estabelecida em lei como limite para o governo pagar os salários.

No dia 30 pela manhã haverá assembleias setoriais e atos em frente aos locais de trabalho e, à tarde, os servidores realizam uma assembleia geral unificada em frente à sede da Secretaria de Estado de Gestao e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória.

Os protestos dos servidores devem ser intensificados caso o governo continue negando as pautas das categorias.

Os servidores pleiteiam a revisão anual dos vencimentos – direito garantido na Constituição Federal e ignorado pelo governador Paulo Hartung – e o auxílio alimentação. Os servidores estão no segundo ano sem concessão da revisão, acumulando cerca de 20% de perdas salariais.

Além disso, os cortes lineares de despesas se refletem no fechamento de leitos hospitalares, no sucateamento de escolas, no racionamento de combustível para viaturas e na redução do investimento na agricultura.

No entanto, ao mesmo tempo em que realiza os cortes, o governo estadual continua a oferecer benefícios fiscais ao empresariado com renúncia de impostos, além exercer uma política fiscal que facilita a sonegação, com falta de pessoal e de estrutura na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Os servidores também questionam o fato de o governo investir grandes quantias em propaganda nos veículos da mídia corporativa, ignorando o que determina a legislação que regulamenta a publicidade legal.

Mais Lidas