quarta-feira, novembro 27, 2024
20.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Galeria da Ufes estreia mostra do performer capixaba Marcus Vinicius

Marcus Vinicius de Souza Santos, o MV, era um jovem de apenas 27 anos, formado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Artes Visuais. Hábil e criativo, MV realizava performances e, apesar de seu trabalho ser pouco conhecido dentro do próprio Estado, fora do Brasil ele era visto como referência na área – tanto que viajou pelo mundo como convidado para diversas apresentações. 
 
Foi em setembro de 2012 que, numa viagem a Istambul, na Turquia, onde estava apresentando alguns trabalhos pela Europa e Ásia, MV foi vítima de um mal-súbito que tirou sua vida abruptamente num quarto de hotel. Neste ano, finalmente o artista recebe uma série de homenagens que registram a importância de sua imagem nas artes. 
 
Há alguns meses foi anunciado o lançamento de um livro sobre a carreira e a obra de MV, organizado e escrito por Erly Vieira Jr. O anuncio foi feito seguido de três encontros oficiais para discutir os trabalhos de MV em espaços culturais do Centro de Vitória. A obra tem lançamento marcado para o dia 20 de julho e reúne fotos e trabalhos de MV. O livro será publicado pela editora Pedregulho, em coprodução com a Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), que fica no campos de Goiabeiras da Ufes, e abriga a partir desta segunda (27) a exposição que leva o nome do artista.
 
Marcado por ir além da relação da arte e do corpo, como objeto de desejo e expressão, a exposição sobre o performer lança ao público diversos vídeos, fotografias e objetos de MV – juntamente com trabalhos dos artistas convidados  Maíra Vaz Valente, Mavi Veloso, Verónica Meloni e Johannes Deimling. A curadoria do trabalho é de Júlio Martins, Rubiane Maia e Shima; e as visitações podem ser feitas até 11 de agosto, das 8h às 18h. A entrada é livre. 
 
Serviço
 
A exposição Marcus Vinicius já está aberta ao público na Galeria de Arte Espaço Universitário da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, até o dia 11 de agosto. A entrada é franca. 

Mais Lidas