domingo, setembro 22, 2024
21 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Governo estadual vai desapropriar áreas para concluir obras da José Sette

O governo estadual vai desapropriar áreas de terras e benfeitorias em um trecho de 1,4 quilômetros entre o Terminal de Itacibá e o bairro Tucum, em Cariacica, para as obras de conclusão do Corredor José Sette. O decreto publicado na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial declara as áreas de utilidade pública para fins de desapropriação. Segundo o texto, as desapropriações serão promovidas de forma amigável ou judicial.
 
A retomada das obras foi anunciada em 2 de junho. O trecho contemplado vai de Alto Laje a Tucum e deve receber, entre as intervenções, pistas simples, duplas, ponte sobre o rio Itanguá, instalação de galerias, calçada cidadã e faixa compartilhada ao longo de todo o trecho para pedestres e ciclistas. A obra está orçada em R$ 24 milhões. Paralisado desde 2014, o projeto será executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES).
 
A ampliação da José Sette foi um dos poucos projetos de mobilidade poupados pela foice administrativa da atual gestão Paulo Hartung. A lista inclui outras obras de cunho rodoviarista, como o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, a ampliação da Avenida Leitão da Silva, em Vitória e o Corredor Leste-Oeste, entre Vila Velha e Cariacica, e da Rodovia do Contorno, em Cariacica.
 
Os projetos para redesenhar o padrão de mobilidade na Grande Vitória, ao contrário, não escaparam. O sistema Aquaviário, Sistema BRT (vias exclusivas para ônibus na Grande Vitória) e um estudo para construção de ciclovia na Terceira Ponte foram cancelados. 
 
O governo até apresentou uma proposta para implantação de BRS, faixas preferenciais à direita para ônibus, para conferir fluidez à circulação, proposta, que, no entanto, é mais paliativa que efetiva para reordenar a mobilidade do capixaba na Grande Vitória.

Mais Lidas