domingo, novembro 17, 2024
22.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Livro sobre Charola de São Sebastião tem lançamento no sul do Estado

 A Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim mantém atividades pulsantes quando se fala em fomento e registro histórico da cultura negra. Anualmente, além de eventos importantes promovidos pela Associação em conjunto com moradores de Cachoeiro – como é o caso da festa quilombola Raiar da Liberdade –; eles envolvem-se também com a organização de materiais que resgatam e registram o histórico da cultura negra local, desde a abertura de pequenas mostras, a produção de documentário e o lançamento de livros. 
 
E neste final de semana, especificamente no domingo (3), às 14h, na comunidade de Jacu, distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, a Associação promove o lançamento do livro Charola de São Sebastião, compromisso de fé no santo mártir guerreiro. O texto da obra é da jornalista e professora Rosângela Venturi Barros, com ilustração de Diego Scarparo e pesquisa de Genildo Coelho Hautequestt Filho.
 
A obra é voltada ao público infantil, no intuito de cultivar nas crianças a sabedoria da história de seus povos. E a temática, Charola, apresenta, com as devidas referências de cores e vestimentas, a organização das Charolas, procissões que lembram as Folias de Reis. Contudo, esse folguedo tem por motivação principal homenagear o Santo Mártir Guerreiro São Sebastião. Sendo assim, a Charola de São Sebastião é uma procissão para exaltar as virtudes do santo que foi martirizado por defender sua fé.
 
Atualmente o único grupo que continua a promover eventos de Charola no Espírito Santo é a Charola de São Sebastião de Alto Paulista (foto de capa), exatamente no distrito de Burarama, sob o comando dos mestres Izaías e Adílio Quirino da Silva.
 
 
Serviço
 
O livro Charola de São Sebastião, compromisso de fé no santo mártir guerreiro será lançado no domingo (3), às 14h,  na comunidade de Jacu, em Cachoeiro de Itapemirim. A participação é livre. 

Mais Lidas