sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

São Mateus abriga 1º Virada Cultural Quilombola do Espírito Santo

Jongo, reis de boi, samba de roda, ladainha para São Sebastião, comidas típicas, artesanato, oficinas, cavalgada, além de dinâmicas e atividades artísticas. É o que promete a 1º Virada Cultural Quilombola do Espírito Santo, neste fim de semana, sábado (9) e domingo (10), na comunidade Quilombola de Divino Espírito Santo, zona rural de São Mateus. Serão 36 horas seguidas de programação. Uma oportunidade de enfatizar ao grande público a força das manifestações culturais das comunidades quilombolas do Estado.
 
De acordo com a organizadora, Kátia Santos, serão dois dias de intensas atividades que vão abranger tradições culturais de todo o território capixaba. “Pretendemos unir identidade étnica, ancestralidade, musicalidade, realizar oficinas, ladainha, com muito beiju, um grande turbantaço como símbolo de resistência da mulher negra e empoderamento das mulheres quilombolas”, destacou.
 
As comunidades quilombolas
 
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de cinco mil comunidades quilombolas. As terras ocupadas por quilombolas são aquelas utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural. Como parte de uma reparação histórica, a política de regularização fundiária de Territórios Quilombolas é de suma importância para a dignidade e a garantia da continuidade desses grupos étnicos.
 
A palavra “quilombo” tem origem nos termos “kilombo” (Quimbundo) e “ochilombo” (Umbundo), estando presente também em outras línguas faladas ainda hoje por diversos povos Bantus.
 
Em Divino Espírito Santo, parte do Território do Sapê do Norte, no município de São Mateus, a comunidade mantém a cultura popular por meio de ladainhas, reis de boi, cavalgada, entre outras manifestações culturais, cuidando do território, preservando o meio ambiente e a ancestralidade.
 
Serviço
 
A 1º Virada Cultural Quilombola do Espírito Santo será realizada no sábado (9) e domingo (10), a partir das 9h até as 20h, na comunidade Quilombola de Divino Espírito Santo, localizada na BR 101, Km 78, São Mateus. A participação é livre. 

Mais Lidas