A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) divulgou a agenda de concertos do segundo semestre da temporada 2016. O palco do Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, vai receber clássicos do congo capixaba, do rock e de filmes de sucesso. Serão oito séries ao todo, incluindo as tradicionais Quarta e Quinta Clássica; Pré-Estreia e Concertos Sinfônicos; Concertos para a Família; Orquestra nas Escolas; Concertos Especiais; e Série Espírito Santo. A regência será feita pelo maestro titular, Helder Trefzger, e também pelo maestro adjunto, Leonardo David.
Sucesso de público em 2014, neste ano a orquestra retoma dois projetos especiais: as séries Rock Sinfônico e Cinema Especial, com clássicos do rock e trilhas sonoras de filmes como Jurassic Park, Harry Potter, Indiana Jones, Piratas do Caribe, Star Wars entre outros.
Destaque para o projeto Congo de Casaca: Uma homenagem ao Maestro Jaceguay Lins e às Bandas de Congo do Espírito Santo, que acontecerá em dezembro e será executado pela Orquestra Sinfônica em conjunto com mestres de bandas de congo de Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória.
Na temporada, serão realizadas duas apresentações da Série Concertos para a Família, que acontece aos domingos pela manhã e que é voltada para as crianças. A programação clássica deste segundo semestre prestigia não apenas os mestres Tchaikovsky, Beethoven, Bach, Wagner, Verdi e Mozart, mas também homenageia a cidade de Vitória com a estreia mundial da peça Reflexões da Ilha, escrita pelo compositor Martinês Galimberti, que é integrante da Orquestra.
Outro programa que se destaca é o Orquestra nas Escolas que prevê a apresentação gratuita em 12 escolas públicas da Grande Vitória, incluindo uma em Cachoeiro de Itapemirim, para mais de 7 mil alunos. E desta vez, as apresentações serão abertas também para os pais e para a comunidade dessas escolas.
Neste ano também a orquestra escolheu privilegiar os solistas da própria equipe. Serão 19 músicos ao todo. Todos os concertos, com exceção da programação das escolas públicas, serão apresentados no Theatro Carlos Gomes. O valor dos ingressos continuará o mesmo, a preços populares: R$ 2,00 (inteira) e R$1,00 (meia).