sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Ibitirama e MPES firmam TAC para substituição de servidores comissionados

O Ministério Público Estadual (MPES) e a prefeitura de Ibitirama, na região do Caparaó, firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o município exonere, em um mês, os servidores que ocupam cargos comissionados ou de função gratificada que não estejam em desempenho de funções essencialmente de direção, chefia e assessoramento e que promova concurso público em até dois meses para a substituição dos comissionados e temporários em até um ano.

O acordo foi firmado em função da legislação que determina que cargos em comissão sejam destinados apenas para funções de direção, chefia e assessoramento. A Promotoria de Justiça do município já havia notificado a prefeitura informando sobre o contingente de servidores comissionados ocupando os cargos irregularmente.

O termo estabelece, para fins de garantia de continuidade de serviços públicos essenciais, que os comissionados que ocupam funções típicas de efetivos sejam mantidos provisoriamente no quadro funcional, por meio de lei municipal especifica, até a posse dos servidores admitidos por concurso público.

Além disso, o município deverá fazer a alteração legislativa necessária para adequação dos cargos efetivos da estrutura funcional para que os serviços públicos, atualmente prestados por profissionais contratados temporariamente, não sejam interrompidos.

Mais Lidas