Um artista que desafiou, em suas performances, os limites físicos e mentais do seu ser, na busca da transformação emocional e espiritual. Essa foi a marca do artista capixaba Marcus Vinícius (1985-2012), cujos trabalhos mais notáveis foram, finalmente, registrados no livro Marcus Vinicius: A presença do mundo em mim. Organizado e escrito pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Erly Vieira Jr, e executado em parceria com os editores Aline Alves, Leo Vais e Marília Carreiro, o livro será lançado nesta quarta-feira (20) na Galeria de Arte Espaço Universitário da Ufes, às 19h. A entrada é livre.
Em suas 224 páginas, a obra reúne um vasto material fotográfico e textual-teórico bilíngue (português – inglês), que faz parte do acervo da galeria, reunindo informações da carreira do artista performer que foi referência inclusive internacionalmente, tendo apresentado seus trabalhos artísticos em mais de 20 países.
Segundo o organizador Erly Vieira Jr, a obra pretende valorizar um nome que foi extremamente importante para a produção cultural do Espírito Santo e que teve a sua carreira abruptamente interrompida. Após sofrer um mal súbito, Marcus Vinícius morreu aos 27 anos quando estava em uma viagem pela Turquia, onde foi apresentar uma de suas produções. “Marcus Vinícius teve uma carreira intensa, ainda que fugaz. Ele foi um nome importante na geração de performers brasileiros surgidos nos últimos dez anos, e já ensaiava uma carreira internacional promissora, interrompida por sua partida precoce – seus trabalhos, até então, já tinham sido apresentados ou expostos em 22 países”, enfatiza Erly.
Serviço
O lançamento do livro Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim será realizado nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, na Galeria de Arte Espaço Universitário – avenida Fernando Ferrari, 514, Campus de Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre e a obra será vendida por R$20,00 no dia do lançamento.