Atualmente, 30 nomes de músicos e bandas de diversos lugares do Brasil se mobilizam para uma campanha que pode levar algum deles a realizar show no Festival Música Alimento da Alma – mais conhecido como Festival MADA –, que terá realização nos dias 23 e 24 de setembro, em Natal (RN). Grupos e cantores participam de um processo de seleção onde o público escolhe quem vai tocar.
Por lá estão cantores como Rico Dalasam, umas das atuais revelações do rap nacional; além de bandas independentes já com certa visibilidade, como Sara Não Tem Nome, Alaska e Codinome Winchester. Junto a esses nomes se junta André Prando, que trabalha a campanha em suas redes sociais para conseguir votos. O processo é rápido, basta acessar o site e votar quantas vezes quiser. A votação segue até domingo (24) e o resultado será liberado em 1° de agosto.
A música que André Prando escolheu para participar da seleção foi a recém-lançada Última Esperança (vídeo acima), uma grande surpresa do álbum do cantor, Estranho Sutil – além de ser a releitura de uma canção de Sérgio Sampaio, músico que influencia fortemente André Prando. A música foi um achado de Prando em vídeos disponibilizados na internet, em que Sampaio aparece cantando com amigos de modo informal (vídeo abaixo). Logo após gravar a música e realizar o clipe, Prando disse ter ouvido boatos de que o vídeo de Última Esperança de Sérgio havia sido gravado exatamente em Natal, entre os anos de 1991 e 1992, onde o Festival MADA acontece.
O que André Prando não esperava era descobrir a história por trás do vídeo de Sérgio Sampaio. “Um fã, o Emerson Ribeiro, entrou em contato comigo para contar que o vídeo foi gravado, de fato, em Natal, e filmado pelo pai de um amigo dele na casa dele. Nesse meio havia ainda a figura de Augusto Lula, o responsável por levar Sérgio Sampaio para algumas apresentações em Natal na época”, conta André Prando, empolgado em ter descoberto a história.
O que rendeu disso tudo foi que, hoje, Emerson Ribeiro tornou-se amigo de Prando e ajuda na campanha para que o cantor consiga ir a Natal não só se apresentar no Festival MADA, mas conhecer o local onde os vídeos de Sampaio foram feitos, além de conhecer pessoalmente Augusto Lula e Emerson.