sexta-feira, setembro 20, 2024
22.7 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Trabalhadores da área de limpeza protestam por garantia de pagamento de insalubridade

Os trabalhadores das área de limpeza, asseio e conservação realizam um protesto nesta quarta-feira (27) pelo pagamento do adicional de 20% nos salários por insalubridade. O ato público, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Pública do Estado (sindilimpe-ES), acontece na praça de Jucutuquara, em Vitória, a partir das 9 horas.

Os advogados da entidade cobram a impugnação dos editais do governo estadual para a contratação de empresas da área e correção dos documentos, já que eles não preveem o adicional, o que se caracteriza em ilegalidade.

Como os editais não preveem este adicional, as empresas ficam impossibilitadas de repassar os valores para os trabalhadores.

Além da falta de previsão do adicional, o Sindilimpe também aponta que o número de trabalhadores previsto nos editais está aquém do ideal, o que pode levar a demissões e sobrecarga de trabalho.

A entidade entrou com pedido de impugnação em todas as secretarias, órgãos e autarquias do governo que têm editais abertos e não preveem o adicional. Dentre os órgãos que abriram chamadas para empresas de limpeza, asseio e conservação está a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Os trabalhadores temem que até mesmo aqueles que já recebem o adicional por insalubridade percam o benefício, que é um direito garantido dos auxiliares de serviços gerais.

Mais Lidas