Encerradas na última semana, as inscrições para o 23º Festival de Cinema de Vitória superaram o número da edição anterior. Foram inscritos um total 706 filmes, cerca de 50 obras a mais que em 2015. Participam da seleção produções de todas as regiões do país, vindas de 23 estados e do Distrito Federal. São filmes nos formatos de curta e longa-metragem nos diversos gêneros (ficção, documentário, animação, experimental, entre outros). O Festival será realizado de 14 a 19 de novembro deste ano, em Vitória, e, além das mostras competitivas, contará com lançamentos, debates e homenagens.
Pela distribuição regional das inscrições é possível perceber o quanto a produção audiovisual brasileira está concentrada no eixo Rio Janeiro-São Paulo: a maior parte dos filmes vieram da região Sudeste o que corresponde a cerca de 71% das obras inscritas, em segundo lugar está a região Nordeste com cerca de 19% das inscrições, seguida pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. Do Espírito Santo, foram inscritas 46 produções.
E neste ano o Festival dará ênfase à participação feminina. Para visibilizar essa questão, o evento contará com a Mostra Mulheres no Cinema, sessão com filmes dirigidos exclusivamente por mulheres, e que busca valorizar a atuação feminina por detrás das câmeras, enquanto realizadoras.
A organização do Festival também está levantando dados de suas últimas edições para montar um retrato da participação feminina entre os filmes inscritos e exibidos em sua programação. Para a presente edição, 20% das produções inscritas são dirigidas por mulheres. O número representa bem a realidade nacional, uma vez que, de acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), nos últimos 20 anos, apenas 19% dos filmes foram dirigidos exclusivamente por mulheres.
E este ano a curadoria do Festival será feita professor e cineasta Erly Vieira Jr.; a roteirista e diretora Ivi Roberg; o diretor Juliano Salgado; o jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca; e a programadora e produtora Rosimeri de Assis Barbosa. A direção geral do Festival de Cinema Vitória é de Lucia Caus.