A Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica de Maria de Jetibá, a Amparo Familiar, ainda não foi comunicada oficialmente sobre o retorno das feiras agroecológicas nos shoppings center para este domingo (31), nem sobre a permanência dos produtores ainda sem certificação.
A presidente da Amparo, Selene Tesch, aguarda o comunicado para que o assunto possa ser discutido durante uma reunião entre todos os agricultores da Associação que acontece no município nesta sexta-feira (29), às 14 horas.
“Esperamos que todos possam continuar participando, pois essa foi a proposta inicial do projeto das feiras agroecológicas nos shoppings: dar oportunidade às famílias que já estão em processo de conversão, mas que ainda não possuem selo. Há muita demanda por produtos orgânicos, é bom para os consumidores também”, explica Selene.
As feiras, que funcionavam aos domingos em shoppings centers de Vila Velha, Cariacica, Serra e Linhares e mais dois pontos que seriam abertos em Vitória, foram suspensas pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) em função de desentendimentos com a Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (Mapa).
Além das feiras, a falta de comunicação e o excesso de vaidade entre os órgãos da esfera federal e estadual que cuidam da agroecologia e agricultura orgânica no Espírito Santo culminaram também com a suspensão pelo governo estadual de todas outras ações ligadas ao setor.
Após muitas discussões, inclusive na mídia, uma reunião nessa quarta-feira (27), na Seag, com membros da Comissão de Produção Orgânica do Espírito Santo (CPOrg-ES), iniciou a pacificação. Foi assinado um termo de entendimento entre a Seag e o Mapa, ficando definido que o Instituto Capixaba de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) pode continuar realizando o monitoramento da qualidade dos produtos e que cabe exclusivamente ao Mapa realizar fiscalização e punição, em caso de irregularidades.
Também foi reafirmado o compromisso dos expositores em apenas comercializar sua própria produção, o que facilita a garantia dos princípios agroecológicos dos alimentos para os consumidores.
Na noite desta quinta-feira (28), cerca de 50 agricultores da Amparo também se reuniram para receber, conjuntamente, os certificados do curso de associativismo e assistiram a uma palestra do deputado federal Givaldo Vieira (PT) sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo seu mandato em favor da agricultura familiar, especialmente para a orgânica.
As feiras que voltarão a funcionar no domingo são localizadas nos shoppings Moxuara, em Cariacica; Monteserrat, na Serra; Boulevard, em Vila Velha; e PátioMix, em Linhares (norte do Estado). Outras duas serão abertas na Capital, no Shopping Vitória e Hortomercado.