sábado, novembro 16, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Governo Paulo Hartung devolve R$ 20 milhões em projetos para a agricultura familiar

Depois de uma semana de muitos desmandos e conflitos envolvendo a agricultura orgânica e agroecológica do Espírito Santo, que culminou na reabertura das feiras dentro de shoppings, apesar do desânimo e descrença dos agricultores, muito providencial levantar mais uma prova da completa falta de prioridade que o setor tem dentro do Governo Paulo Hartung.

Cerca de R$ 20 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – extinto pelo governo golpista de Michel Temer –  para a realização de vários projetos em benefício da agricultura familiar, agricultura orgânica e agroecológica, foram devolvidos pelo governo estadual logo no início do seu mandato.

O dinheiro já estava em conta, visto que o governador anterior já havia disponibilizado a contrapartida, mas a confirmação do uso do recurso pelo governo atual não foi feita e a verba, devolvida.

Os projetos envolviam, entre outras ações, o fortalecimento do cooperativismo e de grupos produtivos de mulheres, realização de eventos e feiras orgânicas e agroecológicas e o combate à violência contra a mulher no campo.

O apoio do MDA já havia beneficiado o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com a renovação de toda a frota de veículos e computadores portáteis para os técnicos. Mas a briga política com o governo federal falou mais alto que a demanda dos agricultores familiares.

Postura que se repetiu na tragicômica briga entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nas duas últimas semanas envolvendo as feiras agroecológicas em shoppings centers. Quantos capítulos mais dessa novela os agricultores e a sociedade terão que suportar? 

Mais Lidas