O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta terça-feira (2) a operação “Jammer” nos municípios de Cariacica e Serra, para combater o furto e roubo de cargas e veículos. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e nove dos 12 mandados de prisão temporária, deferidos pela 3ª Vara Criminal de Cariacica.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, equipamentos, mídias e documentos, com o objetivo de robustecer as provas já existentes da prática dos crimes de furto/roubo de cargas e veículos, falsidade ideológica, receptação e associação criminosa. O GAECO já iniciou a tomada de declarações dos investigados e testemunhas.
As investigações apontaram que os investigados aliciavam motoristas ou proprietários de veículos para que facilitassem a subtração da carga e do veículo. O MPES iniciou as apurações após encontrar semelhanças entre práticas criminosas constatadas em algumas apreensões realizadas pela PRF no Estado. Um dos fatos investigados é a subtração de aproximadamente 11 toneladas de produtos de uma empresa de alimentos.
As investigações foram conduzidas pelo GAECO com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Participaram da operação 40 policiais militares e 60 policiais rodoviários federais, além de outros servidores. As diligências transcorreram de forma tranquila e sem incidentes.
O nome da operação (Jammer) é uma referência ao aparelho com mesmo nome apreendido no decorrer das investigações, que começaram no início de 2016. O equipamento bloqueia os sinais de GPS e de celulares e, dessa forma, impede o rastreamento de veículos.
Conforme dados já disponibilizados pela PRF, desde março, foram detidas 37 pessoas e recuperados 11 veículos e diversos produtos e mercadorias.