sexta-feira, setembro 20, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Bancários da Caixa Econômica entregam minuta de reivindicações ao banco

Os bancários da Caixa Econômica Federal entregaram a minuta referente à Campanha Salarial 2016, aprovada no 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef). Dentre as reivindicações contidas no documento está a inclusão, pela primeira vez em 12 anos, da reposição das perdas do período de governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na minuta específica.

Além disso, os bancários da Caixa reivindicam a defesa da Caixa 100% pública, mais contratações, fim do processo de reestruturação, e combate aos assédios moral e sexual.

A reestruturação é apontada pelo Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) como o desmonte do banco e foi feita sem diálogo ou negociação com os trabalhadores. Para a entidade, o pano de fundo para a reestruturação é o desmonte da instituição e do papel social dela, com fortalecimento das áreas de negócios para adequação à lógica de mercado.

A reestruturação promove a fusão de unidades de matriz, com a migração de atividades operacionais para centralizadoras e filiais, com graves impactos para os empregados. Coincidentemente, a reestruturação foi anunciada depois de a Caixa ter divulgado lucro líquido de R$ 7,2 milhões em 2015 – um aumento de 0,6% em relação a 2014 – o que, para o sindicato, demonstra que a justificativa econômica não é a razão para as medidas.

Mais Lidas