Os pré-candidatos a prefeito de Guarapari Carlos Von (PSDB) e Gedson Merízio (PSB) desistiram da aliança para a disputa eleitoral. Os dois haviam alinhavado a construção de um palanque único nas convenções do dia 5 último, mas o socialista resolveu desistir da aliança e vai disputar em um palanque próprio, ao lado do PCdoB.
Merízio entendeu que seu eleitorado criou uma expectativa em relação à sua candidatura e que o projeto de governo elaborado por seu grupo político não estaria se encaixando na proposta do tucano, por isso, decidiu registrar a candidatura a prefeito nesta segunda-feira (15) e alterar a ata que havia sido registrada em conjunto com o grupo do PSDB.
O palanque socialista será puro sangue, Edésio Lorenzoni, ex-funcionário da Caixa Econômica e também ligado à Igreja Católica, será o vice de Merízio. Apesar de o “casamento” ter sido desmarcado na porta do cartório, a separação foi pacífica, os dois candidatos vão tocar seus projetos.
Eles acreditam que mesmo separados podem dividir os votos, como uma tentativa de quebrar o favoritismo do deputado estadual Edson Magalhães (PSD), que vive um momento de fragilidade com a crise envolvendo o transporte no município. Magalhães, porém, mesmo com desgaste é um forte candidato à prefeitura.
Von ficou com os partidos com os quais já estava conversando antes de se aproximar de Merízio: PSL, SD, PTC e PTdoB. A Rede também havia pulado do palanque de Merízio para o de Von, mas com a aliança que se desenhava, o partido decidiu lançar candidatura própria com Ricardo Rios.