A pauta detalha a necessidade do Detran em adequar o ambiente de trabalho dos servidores garantindo condições para exercerem suas funções com segurança, prezando pela saúde dos funcionários, possibilitando um bom atendimento a todos que buscam os serviços da autarquia. Os servidores também destacaram a falta de uma política interna de gestão dos recursos humanos, tais como capacitação, treinamento, e os baixos salários.
A sobrecarga de trabalho, devido à falta de pessoal, acumulado com a falta de condições de trabalho tem ocasionado diversos incidentes graves, que chegaram indiretamente a levar à óbito um colega, além de recente tumulto com agressões verbais entre pessoas que aguardavam para serem atendidas na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vitória, quase atingindo também os servidores.
Conforme determina a legislação, o governo, a partir da data de protocolo da pauta de reivindicações, tem um prazo de dez dias para abrir negociação e mais vinte dias para atender as demandas. E, em caso de malogro das negociações, os servidores podem entrar em greve por tempo indeterminado.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) espera que a autarquia se sensibilize com as demandas dos servidores e da sociedade garantindo assim as condições de bom atendimento à população, evitando que uma greve prejudique ainda mais o andamento das demandas aos que buscam os serviços do Detran.