O Ministério Público Estadual (MPES) abriu investigação para apurar supostas irregularidades cometidas pelo vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain (PPS). A denúncia é referente à transferência de um veículo Gol, que era de propriedade do empresário Emanoel Paulo, e à nomeação deste e de sua esposa para cargo comissionado na prefeitura da Capital.
O empresário Emanoel Paulo da Silva é hoje subsecretário municipal de Controle e Gestão Ambiental. A esposa de Emanoel, Lucilene de Souza Aun, está na Câmara de Vitória no cargo de coordenadora de comissões. Segundo o Portal da Transparência da Câmara de Vitória, Lucilene foi admitida em janeiro de 2013. O caso está em andamento na Promotoria de Justiça Cível de Vitória.
Integrante da base do prefeito Luciano Rezende (PPS), o vereador Luiz Emanuel Zouain foi secretário municipal de Meio Ambiente entre outubro de 2015 e abril deste ano, quando retomou assento na Câmara para disputar a reeleição.
O MPES também investiga o vereador Fabrício Gandini (PPS). O órgão abriu procedimento preliminar, chamada notícia de fato, para investigar o vereador por supostas práticas de propaganda eleitoral antecipada, conduta vedada e abuso de poder econômico.
A Promotoria de Justiça Cível de Vitória vai apurar se o vereador promoveu-se distribuindo edições da revista Câmara Notícias, publicação da Câmara de Vitória, em eventos, e se deu publicidade desproporcional a iniciativas do período em que presidiu a Casa (2013-2014).