Diversos veículos estão abandonados no pátio do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), em Cariacica, há mais de um ano, sem que a autarquia tome medidas para retirá-los do local. A aguá das chuvas acumula nos veículos e expõem servidores e moradores da região a risco de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com o tempo seco, no momento, os servidores não sofrem com os mosquitos, mas quando chove, os insetos se proliferam, mesmo com a tentativa de o Iema de jogar areia e larvicida nos veículos.
Em maio de 2015, o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) chegou a notificar o Iema solicitando a retirada dos veículos, mas a autarquia respondeu que “já exigiu das instituições proprietárias dos veículos a retirada dos mesmos. E que há automóveis a serem doados ao Iema, que está fazendo levantamento para transferência dos veículos e, assim, dar baixa no patrimônio do órgão”.
No entanto, mais de um ano depois da notificação, nada foi feito e os carros continuam no mesmo local, contribuindo para a proliferação de doenças.