A larga vantagem do candidato do PSDB à prefeitura de São Mateus, norte do Estado, Daniel da Açaí se confirma na hora que o eleitor aponta as características dos candidatos que disputam o comando do município. Para os eleitores, Daniel da Açaí é o mais próximo da população. A iniciativa de distribuir água potável para os moradores da cidade, que começou com o agravamento da crise hídrica no ano passado, ajudou o agora candidato a construir essa imagem com a população mateense.
Os três candidatos foram bem avaliados pelo eleitor. As características positivas prevaleceram sobre as negativas, mostrando que todos eles são bem vistos pelos eleitores, mas a preferência pelo tucano é evidente, destacando-se dos demais. Confira o quadro comparativo abaixo.
Os entrevistados poderiam apontar até três características de cada um dos candidatos. No caso de Açaí, “próximo da população” ficou com 36% das respostas. Para 29%, o empresário tucano tem imagem de “trabalhador”, e para outros 22,3% ele é “competente/bom administrador”.
Nem mesmo o programa popular de rádio diário de Carlinhos Lyrio (PSD) – agora paralisado por causa das regras eleitorais – foi suficiente para aproximá-lo da população de forma mais efetiva do que Daniel da Açaí. Para 15,8%, o radialista é “próximo da população”; 22,8% o consideram “trabalhador”. Outros 15,5% acham que ele é “competente”.
Os três mandatos de deputado estadual não ajudaram Freitas (PSB) a cair nas graças de seu eleitorado. Deputado estadual é considerado o mais distante da população para 15,8% dos entrevistados pela pesquisa Brand/Século Diário. Para 13,8%, ele é “próximo da população”. Para 14,8%, Freitas é “competente”; e para 15,8% ele é “trabalhador”.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-09857/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em São Mateus entre os dias 30 e 31 de agosto. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.