Logo na página inicial, o Guia destaca a grande diversidade de aves ainda encontradas no Espírito Santo, apesar de toda a devastação da Mata Atlântica sofrida nas últimas décadas. São mais de 650 espécies, cerca de 36% de toda a avifauna do País. “O Espírito Santo é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois contêm uma grande diversidade de espécies interessantes e/ou raras gerando um grande potencial para o ecoturismo”, informa o Guia.
Hoje a atividade está mais estruturada, como hobby, em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a observação de aves recreativa é mais recente, mas nas últimas décadas vários Clubes de Observação de Aves (COAs) têm surgido, incluindo o Espírito Santo.
Apesar do nome, a “Observação de Aves” não se restringe a uma mera observação passiva, se desdobrando também na busca, registro fotográfico, videográfico ou auditivo, identificação de espécies e hábitos das mesmas. Para isso, equipamentos que auxiliam são binóculos, bloco de notas, câmera fotográfica, playback, vestimentas, gravador de áudio, EPI (perneiras), calçados e repelentes.
O Guia online capixaba lista, até o momento, 21 pontos de observação de aves e contemplação da natureza, distribuídos em dez municípios, na Grande Vitória e no interior.