sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Instituto ??ltimos Refúgios lança guia online de Observação de Aves no Estado

Os principais pontos de observação de aves e contemplação da natureza no Espírito Santo e as espécies mais encontradas e procuradas, além de dicas de equipamentos e vestimentas que facilitam e tornam essas experiências ainda mais interessantes – um verdadeiro mapa do tesouro para quem já pratica ou quer iniciar a atividade. Produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, o Guia online de Observação de Aves no Estado está em constante desenvolvimento, aberto a sugestões e novas informações de outros amantes da natureza.

Logo na página inicial, o Guia destaca a grande diversidade de aves ainda encontradas no Espírito Santo, apesar de toda a devastação da Mata Atlântica sofrida nas últimas décadas. São mais de 650 espécies, cerca de 36% de toda a avifauna do País. “O Espírito Santo é uma ótima parada para observadores de aves de todo o mundo, pois contêm uma grande diversidade de espécies interessantes e/ou raras gerando um grande potencial para o ecoturismo”, informa o Guia. 

 
A observação de aves (Birdwatching) é uma atividade sustentável que tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. Pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianças a idosos, por pessoa com todo tipo de condicionamento físico, mesmo os cadeirantes, em grupos ou individualmente.

Hoje a atividade está mais estruturada, como hobby, em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a observação de aves recreativa é mais recente, mas nas últimas décadas  vários Clubes de Observação de Aves (COAs) têm surgido, incluindo o Espírito Santo.

Apesar do nome, a “Observação de Aves” não se restringe a uma mera observação passiva, se desdobrando também na busca, registro fotográfico, videográfico ou auditivo, identificação de espécies e hábitos das mesmas. Para isso, equipamentos que auxiliam são binóculos, bloco de notas, câmera fotográfica, playback, vestimentas, gravador de áudio, EPI (perneiras), calçados e repelentes.

O Guia online capixaba lista, até o momento, 21 pontos de observação de aves e contemplação da natureza, distribuídos em dez municípios, na Grande Vitória e no interior.

 

Mais Lidas