sexta-feira, setembro 20, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Banestes não leva proposta para negociação específica dos funcionários

Em mais uma reunião de negociação com o Banestes, o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES)  voltou a cobrar com o cumprimento das reivindicações específicas da minuta. Banescaixa, seleções internas, garantia de formação acadêmica para os bancários, auxílio creche, reajuste do anuênio e do tíquete alimentação e a defesa das contratações para suprir a demanda de bancários no estado centralizaram o debate ocorrido na tarde desta sexta-feira (9).

Apesar da pressão dos dirigentes sindicais, os representantes do banco acenaram para possibilidades, mas não apresentaram uma contraproposta para as reivindicações dos bancários. O sindicato volta a se reunir com o Banestes na segunda-feira (12) para mais uma rodada de negociações.

De acordo com o banestiano e coordenador geral do Sindicato dos Bancários, Jonas Freire, a ampliação do quadro de agências paralisadas é essencial para garantir as conquistas expressas na minuta de reivindicações.

“É fundamental ampliar a paralisação na Grande Vitória e no interior para que o banco sinta a pressão e a indignação da categoria. Estamos negociando a pauta específica, passou da hora da direção do Banestes enfrentar e atender o desejo dos bancários. A s negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de âmbito nacional, não são um limite para as negociações locais. O Banestes pode e deve atender os banestianos”, avalia Freire.

Os bancários estão em greve desde a última terça-feira (6) pela valorização da carreira e por salários dignos. Somente no primeiro semestre do ano, o Banestes obteve lucro de R$ 84,7 milhões, valor 2,8% maior do que o registrado no mesmo período em 2015. Apesar do alto lucro, a última reunião, realizada no dia 26 de agosto, terminou sem propostas do Banestes.

No estado, 70% das agências paralisaram os trabalhos, número que representa um total de 314 agências entre as 450 existentes.

Os funcionários do banco reivindicam, na minuta específica, reajuste salarial de 24,58%; reposição das perdas salariais ocorridas no período de setembro de 1994 a agosto de 2016; equiparação da comissão de gerente de relacionamento e de negócios; contratação de mais empregados; aumento da contribuição do banco para a Baneses de 9% para 15% e que o Banestes continue contribuindo com os aposentados que estão na ativa; Plano de Cargos e Salários que inclua todos os funcionários; e décimo quarto salário.

Mais Lidas