Os trechos capixabas das BRs 101 e 262 estão entre os mais perigosos do País. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.242 acidentes. Além dos feridos, 27 pessoas perderam a vida nas duas rodovias que cortam o Estado no período.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça com o objetivo de divulgar a Operação Integrada Parada-Rodovida que terá ações de conscientização e fiscalização nas rodovias onde mais morrem pessoas no País. A campanha será realizada até o dia 13 de fevereiro quando acaba a temporada de festas no País.
Segundo o Ministério da Justiça, que também divulgou os 100 trechos mais críticos do país, cada trecho possui dez quilômetros cada. Se somados correspondem a 1,4% da malha federal sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Porém, são neles que acontecem 27,6% dos acidentes e 11% das mortes, registrados de janeiro a setembro de 2012.
Só no trecho capixaba da BR 101 foram registrados 909 acidentes, com 237 feridos e 14 mortos. Já no trecho da BR 262, principal ligação entre o Espírito Santo a Minas Gerais, foram registrados 816 acidentes, com 245 ferido e 5 mortos, de janeiro a setembro deste ano.
O trecho da BR 101 do km 140-150, em Linhares que ocupa o 32º no ranking das 100 estradas mais perigosas do País registrou 375 acidentes, 180 feridos e 3 mortes. O 44º lugar do ranking é ocupado pelo trecho da BR 101 nos km 250-260, onde foram registrados 324 acidentes, com 154 feridos e 5 mortes.
Ao todos, os trechos somam 27 mortos por acidentes nos trechos citados no período analisado.
Entre as dez primeiras do ranking também foram listados trechos da BR 101 em Santa Catariana; da BR 116 em São Paulo; BR 222 no Ceará; BR 381 em Minas Gerais e BR 376 no Paraná.
No Estado, os problemas com a BR 101 estão ligados à falta de manutenção. No início do ano, o governo federal fez um leilão para a concessão da BR 101. Após o aníncio do consórcio vencedor, outro que saiu derrotado entrou na Justiça para contestar o certame. Resultado, enquanto a Justiça avalia o processo as obras não andam. Situação idêntica ao imbróglio envolvendo o aeroporto de Vitória.
Parada-Rodovida
O ranking das rodovias federais mais perigosas faz parte do programa Um Pacto pela Vida, lançado pelo governo federal em resposta à decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito no mundo, durante a década de 2011 a 2020.
A campanha prevê a doação de 1 milhão de bafômetros, doados ao governo federal pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros e pela Federação Nacional das Empresas de Seguros, para serem usados nas ações nas estradas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará operações nos pontos mais críticos das rodovias brasileiras.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do Ministério dos Transportes, também contribuirá com a ação com 1.180 equipamentos eletrônicos controladores de velocidade como barreiras eletrônicas, pardais (radares), controle de avanço de sinais, parada sobre a faixa e controle de velocidade. A previsão é fechar o ano de 2012 com 1.650 equipamentos em operação e ampliar esse número para 2.696, em 2013.