Além da falta das grandes estrelas da política local – Theodorico Ferraço (DEM), José Tasso e Roberto Valadão (PMDB) – na disputa eleitoral de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, vem surpreendendo o desempenho de uma novidade política.
Victor Coelho (PSB), irmão do ex-deputado Glauber Coelho – morto em 2014, em um acidente automobilístico – teve um crescimento grande em sua campanha e ameaça a liderança na corrida eleitoral do candidato apoiado pelo presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço, o ex-presidente da Câmara de Vereadores do município, Jathir Moreira.
O diferencial do candidato é o fato de ele não ser uma liderança política rodada. Com a posição arredia do eleitorado em geral com a classe política, o fato de ser um nome novo no cenário cachoeirense. Além disso, o candidato ainda conta com o espólio político do irmão, tinha um forte capital político na cidade.
Outro fator que vem ajudando a fortalecer o palanque de Victor Coelho é a presença do ex-governador Renato Casagrande em sua campanha. O socialista tem feito caminhadas e participado da eleição. Enquanto Ferraço, embora tenha um capital muito forte na cidade, não tem conseguido fazer a transição de votos de forma absoluta para seu candidato, até porque Ferraço também convive com uma parcela do eleitorado que não lhe é nada simpática.
Se Victor conseguir superar o palanque de Moreira, vai impor a segunda derrota indireta de Ferraço na disputa em sua principal base eleitoral. EM 2012, o deputado estadual apoiou, ironicamente, a candidatura de Glauber Coelho, que acabo perdendo a disputa contra o atual prefeito Carlos Casteglione (PT).
Outro nome que tenta se consolidar na cidade é o do deputado estadual Marcus Mansur (PSDB) , que tem um espaço garantido com o público evangélico do município. Mas ainda não conseguiu chegar ao patamar de disputa com os outros nomes. O deputado tentou uma movimentação com o próprio Ferraço, mas a manobra não deu certo.