De quinta (15) a domingo (18), o Grupo Wilson Sons realiza em Vitória uma série de eventos que incluem vivência musical, oficina gratuita de capacitação em musicalização infantil e concertos didáticos com o renomado Quarteto Radamés Gnattali, para alunos de quatro escolas públicas. A ação faz parte do projeto Brasil de Tuhu.
Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o Brasil de Tuhu realiza desde 2009 diversas ações voltadas para a ampliação da educação musical no Brasil. Com os concertos didáticos, o programa já percorreu mais de 140 escolas públicas de diversos Estados brasileiros, levando a música para mais de 15 mil jovens.
Além de assistir aos concertos, os estudantes também têm a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo instrumentos como o violino, a viola e o violoncelo e interagindo com os músicos em brincadeiras musicais que trabalham noções de ritmo, harmonia e melodia.
Enquanto isso, professores e educadores de Vitória poderão participar de oficinas de capacitação em que são apresentadas técnicas e exercícios para a prática da musicalização em sala de aula. As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos para estimular a expressão e o conhecimento da música como prática coletiva.
Toda a inspiração para as ações do programa surgiu a partir do Guia Prático, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto.
As escolas que entram nesse circuito de atividades são: EMEF Francisco Lacerda de Aguiar, EMEF Profª Maria Stella de Novaes, EMEF Juscelino Kubitschek de Oliveira e Edna de Matos de Siqueira Gáudio.
Serviço
O projetoBrasil de Tuhu tem realização de quinta (15) até domingo (18) em escolas de Vitória.