sábado, novembro 16, 2024
26.6 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Museu Vivo da Barra do Jucu completa um ano e promove ações de reflexão sobre as atividades

O Museu Vivo da Barra do Jucu é sem dúvidas uma conquista da comunidade local – projeto que teve início em 2015, com um seminário sobre o Museu Vivo – A Experiência do Museu do São Bento – Duque de Caxias (RJ). Inspirado nesse exemplo, o Museu Vivo da Barra do Jucu foi estruturado de forma independente para ser uma casa de memória que concentra atividades de história e cultura da Barra.

A proposta é de que o espaço seja um ponto fixo de visitação cultural, uma casa de memória que concentra a história e a cultura da Barra do Jucu, que vem se mostrando como um polo cultural repleto de artistas de todos os tipos, além de um movimento esportivo e ambiental forte por lá. A comunidade também é marcada pelo descaso do poder público em fomentar a cultura, o esporte e o turismo da Barra.

No próximo fim de semana (24 e 25), o Museu Vivo da Barra do Jucu completa seu primeiro ano de atuação e, em comemoração, vai realizar um ciclo de ações que visam a refletir sobre as atividades realizadas no espaço. A ideia é dialogar com a comunidade e levantar alguns temas como o Resgate de Tradições; Desenvolvimento da Economia Criativa; Desenvolvimento do Turismo Local, entre outros temas.

Confira a programação

Tudo acontecerá no auditório da Escola Tuffy Nader, a partir das 9h nos dois dias. No sábado (24), as atividades começam com uma retrospectiva sobre o primeiro ano do Museu, seguido de debate sobre o Resgate das Tradições Locais, com a participação de moradores representantes das bandas de congo e pescadores. Pela tarde a programação discute Economia Criativa e Empreendedorismo; realiza oficina de congo com crianças e adolescentes; e fecha com a Congada dos alunos da Oficina de Congo, além de convidados das bandas locais.

No domingo a palestra de Antônio Augusto Braz é a primeira a iniciar a programação, sobre o tema Experiências do Museu Vivo de São Bento. Às 10h30 tem palestra sobre o Desenvolvimento do Turismo Local, seguida de debate sobre a Criação de Circuitos Turísticos na Barra do Jucu: agenda cultural, gastronômica, esportiva e ambiental. Pela tarde as ações fecham com o Café com Prosa e diplomação de alunos do Museu. Toda a programação é gratuita ao público.

Serviço

As atividades de comemoração de um ano do Museu Vivo da Barra do Jucu serão realizadas sábado (24) e domingo (25), a partir das 9h, no auditório da Escola Tuffy Nader – rua Antônio Fonseca, Barra do Jucu, Vila Velha. A participação é livre.

Mais Lidas