Não tem sido fácil para o vereador Edson Isidoro (PDT) manter sua candidatura a prefeito de Sooretama, no norte do Estado. Depois de conseguir se livrar de um mandado de prisão no período pré-eleitoral, faltando 10 dias para a eleição, Isidoro novamente se vê em problemas com a polícia.
Na manhã desta quinta-feira (22) a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do candidato. Ele foi conduzido para depor na Delegacia Regional de Linhares, onde foi autuado no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/2003).
Na ação foi encontrada na casa dele uma caneta, que na verdade e uma arma calibre 22, que pertenceu ao pai, o sargento PM Valdir Ferreira Campos, assassinado em 2008, quando disputava a reeleição para o mandato de vereador.
O que chama atenção é que desde o último sábado (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para o próximo dia 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente à presença de um juiz eleitoral, para que o magistrado avalie a legalidade da prisão.
Em março passado, a Primeira Vara Criminal de Linhares, também no norte, decretou a prisão do vereador Edson Isidoro e outras quatro pessoas, acusados de participação em uma tentativa de assassinato em 2012. O processo segue em segredo de Justiça e a prisão do vereador seria em caráter preventivo.
O vereador é acusado de ser o mandante dos assassinatos de Ronivon e Roberto Vieira, em Linhares, e de Ronildo Vieira, em Jaguaré. Ele também é acusado do mando na tentativa de homicídio de Bruno Constantino. O vereador teve a prisão decretada porque a Justiça entendeu que ele estaria ameaçando testemunhas.
Isidoro chegou a se afastar da Câmara para resolver os problemas com a justiça e conseguiu revogar o mandado de prisão. Ele alega que o que acontece é perseguição política, já que sua candidatura aparecia já no período eleitoral como uma das mais fortes para a prefeitura de Sooretama.
Além de Isidoro, disputam a eleição o atual prefeito Esmael Loureiro (PTB), a ex-prefeita Joana Rangel (PSC) e o empresário Alessandro Broedel (PSDB).