Intitulado Encontro de Escritas e Escritores, o evento que tem realização no sábado (24) e domingo (25), a partir das 10h, na movimentada avenida Jerônimo Monteiro, que fica no Centro de Vitória. A proposta é a seguinte, reunir os artista que unem escrita e grafite para realizarem um grande momento de intervenção urbana no local.
Os seis artistas convidados para as intervenções são: Alecsandro Silva, Basi, Iran, Anderson Moska, Pera e Trama. Juntos, e vindos de diversas regiões da Grande Vitória, eles realizarão a pintura de um grande mural que será preenchido por letras de diversos estilos, utilizando latas de tinta spray.
A prática da escrita de codinomes com tinta spray em paredes é fortemente ligada e influenciada pela cultura do grafite, atualmente essa pratica é chamada por muitos de pixo, uma intervenção altamente condenada no Brasil e que sempre gera diversas discussões por estar bem presente na cidade e ser reprimida pelo poder público e mídia. Vale lembrar que recentemente Vitória regrediu nesse diálogo com artistas e interventores urbanos ao aprovar a Lei 8.943/2016, que institui o programa de combate à poluição visual e à depredação de imóveis públicos e privados.
Tal medida destacada acima, além de criminalizar a pixação, ignora por completo a grande ligação dela com o movimento do grafite – este sim mais aceito nas cidades e que, historicamente, começou a ganhar força no final dos anos 1960, nos Estados Unidos.
A ação faz parte da programação do Festival Latinta Mural, que tem realizado desde as últimas duas semanas atividades que envolvem artistas intercambistas do México – que chegaram ao Estado para apresentação da Mostra Fricción, na Casa Porto das Artes Plásticas, Centro -, além de convidados locais para outras ações e conversas. Tudo é aberto ao público e o projeto Latinta Mural é o responsável pelo encontro.
O Latinta Mural e o intercâmbio artístico
O projeto Latinta Mural é organizado pelo Instituto TamoJunto e promove intercâmbio de artistas. Os convidados atuais vêm da cidade de Querétaro, no México, e ficam durantes algumas semanas no Estado para apresentar o projeto Fricción. A exposição que fica em cartaz até o dia 1 de outubro, na Casa Porto, inclui oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes e pintura de murais em comunidades de Vitória, Vila Velha e Serra.
Serviço
O Encontro de Escritas e Escritores tem realização no sábado (24) e domingo (25), a partir das 10h, na avenida Jerônimo Monteiro, que fica no Centro de Vitória.