Ponteiros na corrida eleitoral à prefeitura de Vila Velha, os ex-prefeitos do município Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB) já se preparam para o segundo turno de uma disputa que promete ser acirrada. Nesta quarta-feira (28), os dois candidatos comentaram o resultado da pesquisa Brand/ Século Diário, publicada nessa terça-feira (27).
O cenário aponta para um equilíbrio durante o processo. A polarização já se estabelecia em agosto e foi confirmada no segundo levantamento. Em agosto, Neucimar tinha 28,5% e em setembro aparece ainda na frente com 28,3%. Max subiu de 26,8% para 27. Rodney Miranda (DEM) e Vasco Alves (PPL) também mantiveram os patamares, a queda mais perceptível foi de Rafael Favatto (PEN), de 7% para 4,5%.
Para Neucimar Fraga (PSD) a pesquisa refletiu o sentimento que ele tem percebido nas ruas e que os números são o reconhecimento do eleitorado do trabalho desenvolvido na prefeitura durante sua gestão. Ele disse, confiante, que sua proposta para um novo mandato é a melhor para a cidade.
Já o candidato Max Filho (PSDB) acredita que seu crescimento no cenário eleitoral aconteceu na medida em que sua campanha ganhou as ruas e que os debates foram acontecendo. Como entrou no pleito às vésperas do registro das candidaturas, o tucano acredita que o resultado é muito animador.
Os candidatos também criam expectativas para o segundo turno, quando devem se encontrar novamente. Neucimar, que na pesquisa lidera no primeiro turno, mas aparece atrás de Max Filho num eventual segundo turno entre os dois, afirma que o levantamento aponta apenas probabilidades e que a forma como chegará ao fim da primeira etapa, neste domingo (2) é que pode influenciar na nova disputa.
Caça aos votos
Para o segundo turno, a pesquisa mostra onde cada um deles deve buscar os votos com mais empenho para equilibrar o jogo e onde a situação é mais favorável. Neucimar tem seu melhor desempenho em Barramares, com 46,9% contra 22,4% de Max. Já o tucano tem 34,4% em Aribiri contra 23,4% de Neucimar. Os dois tem o pior desempenho em Itapoã, com 22,1% de Max e 18,6 de Neucimar.
Para o consultor político da Brand, Darlan Campos, a região de Itapuã tem concentrado o maior índice de indecisos. “Com mais de um terço do eleitorado (35%, segundo TSE), pontuar bem nessa região fará toda a diferença. O candidato que conseguir apresentar a proposta mais viável, factível e responsável a esse estrato da cidade, saí na frente no segundo turno”, prevê Darlan.
O tucano agrada mais ao eleitorado feminino (29,3) e o candidato do PSD, o masculino (30,3%). No que se refere à faixa etária, eleitores entre 45 e 59 anos preferem Max Filho (31,1%) e os jovens, com idades entre 16 e 24 anos, são mais simpáticos a Neucimar (37,5%).
Max tem 26,9% dos eleitores consultados pela pesquisa cursando o ensino médio, sua maior faixa de votos no que se refere à escolaridade. Neucimar tem 36,2% do eleitorado com ensino fundamental. O tucano é o favorito da classe A, com 66,7 das menções na pesquisa e o maior percentual de Neucimar é na classe E, com 35,1%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob nº ES-00646/2016. Foram entrevistados 400 eleitores residentes em Vila Velha no dia 22 de setembro último. A margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica pela amostra é da estatística Miriam Ignácio de Almeida.