O documento foi encaminhado ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; ao diretor-geral do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca, e à bancada capixaba no Congresso Nacional.
Para os servidores, com esse ato, Foletto “demonstrou menosprezar a capacidade dos servidores de carreira do DNPM/ES para conduzir o órgão, provocando uma quebra de confiança que levará todos os servidores que ocupam funções de chefia a entrega-las oficialmente”.
Segundo informa a carta, o cargo era ocupado por um servidor de carreira, o engenheiro de Minas Renato Mota de Oliveira, que, “apesar de todas as limitações de pessoal, orçamentárias e financeiras, vinha cumprindo seu papel com lisura, comprometimento e honestidade”.
Além disso, afirmam que a mobilização continuará até que a demanda seja acatada em Brasília. Na próxima segunda-feira (3), às 10h, os servidores realizarão mais um ato de protesto na Avenida Cezar Hilal, em frente ao órgão, em Vitória.
Ibama
Mobilizados desde o início deste mês contra outra nomeação política do PSB, porém, do novo superintendente do órgão, Mário Stella Cassa Louzada, a Associação dos Servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Asibama-ES – continua a divulgar cartas de repúdio e realizar protestos.
Nesta quinta-feira (29), os servidores designados para atuar no crime da Samarco/Vale-BHP fizeram manifestações aos seus superiores em Brasília, solicitando desligamento dos grupos de trabalho criados especificamente para o caso.
Em uma carta aberta publicada esta semana, a entidade já havia manifestado, novamente, sua preocupação com as ações envolvendo o crime, que estavam a cargo do Ibama: “Essa nefasta tentativa de intervenção política inevitavelmente causará prejuízos à ação do Ibama no combate ao crime ambiental e demais ações desenvolvidas pelo órgão, entre as quais a promoção de reparação de danos ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Fundão da Samarco Mineração S/A”.
Ao longo deste mês, a maioria dos servidores já concluiu a entrega de suas funções de confiança, já que a nomeação política do gestor pelo deputado federal Paulo Foletto significa uma ruptura dos vínculos de confiança que havia entre os servidores e o superintendente anterior, também funcionário de carreira do órgão e sobre o qual nunca houve qualquer reclamação quanto à honestidade e competência técnica.
Nesta sexta-feira (30), a Asibama-ES realizará uma assembleia com objetivo de aprovar uma pauta de mobilização a ser iniciada imediatamente. “Vamos continuar mobilizados até conseguir colocar um servidor do Ibama na cadeira de superintendente”, afirma Jacques Passamani, membro da comissão de mobilização da Associação.