O candidato a prefeito de Vitória pelo PSOL, André Moreira, foi impedido de participar do debate da TV Gazeta nesta quinta-feira (29) minutos antes do programa começar. A Rede Gazeta derrubou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a liminar que garantia a presença do candidato no debate. A decisão que barrou Moreira foi da juíza federal Cristiane Conde Chmatalik.
Ao sair da emissora, o candidato fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais ao lado da militância em que conta sua versão do caso. O candidato explicou que a emissora conseguiu tirá-lo do debate. Disse que estava dentro da TV, mas que não foi levado para o local do debate e que o advogado da empresa, comunicou a conquista da liminar, exigindo que ele se retirasse da emissora.
“A Gazeta não é democrática. A Gazeta tem ligações com [o governador] Paulo Hartung, tem ligações com a ArcellorMital, tem ligações com a Vale. Rececebe dinheiro dessas empresas. Ela garante as eleições de Paulo Hartung e por isso eles não querem a gente no debate, porque iríamos tratar das relações da Gazeta com Paulo Hartung, iríamos tratar das relações da Gazeta com o pó preto. E ela não quer isso porque depende de dinheiro do governo para continuar trabalhando”, desabafou o candidato no vídeo.
A batalha de André Moreira para participar do debate começou na quarta-feira (28), quando o candidato apresentou uma representação à Justiça Eleitoral, alegando que a emissora não o convidara para o debate de forma unilateral, sem ouvir os outros candidatos. Ele obteve vitória na primeira instância, mas a emissora recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral, onde André Moreira conseguiu nova vitória na tarde desta quinta-feira que assegurava sua participação no debate.
A partir da decisão da juíza do TRE, o candidato foi para a emissora acompanhado da militância do PSOL, que ficou na porta da Gazeta. O candidato se dirigiu ao estúdio e chegou a ser entrevistado antes do programa, como publicou André Moreira em suas redes sociais. Mas na chamada do programa, o psolista não apareceu entre os candidatos que participariam do debate, o que gerou estranheza para quem acompanhava a polêmica.
O apresentador do programa reforçou na abertura do debate que a emissora havia convidado os candidatos de partidos com mais de nove representantes na Câmara, “como determina a legislação eleitoral”. Com a negativa de participação, o candidato do PSOL realizou uma transmissão com a militância do partido em que comentou o episódio com os aliados.
Ao fim do debate, o candidato Amaro Neto (SD) lamentou a ausência do candidato do PSOL, destacando sua atuação na área de direitos humanos, que seria importante para o enriquecimento do debate. O candidato do PT, Perly Cipriano também se solidarizou com o candidato, destacando que já fora impedido de participar de debates em outras ocasiões. O petista lamentou a ausência do candidato e disse que a exclusão prejudica a democracia.
Nesta sexta-feira (30), após agradecer o apoio da militância, o candidato André Moreira gravou um vídeo criticando a decisão da TV Gazeta por impedí-lo de participar do debate. “Vamos fazer a Gazeta engolir o orgulho dela”, disparou.