quinta-feira, novembro 28, 2024
23.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Região sul e Caparaó

Região sul
 
A região que tem a influência e interesse do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), que acompanha de perto a disputa em três cidades: Cachoeiro de Itapemirim, onde apoia seu ex-vice, Jathir Moreira (SD); Itapemirim, tentando eleger a mulher, e ex-prefeita Norma Ayub (DEM), e Marataízes, apoiando o ex-prefeito Toninho Bitencourt (PSDB). Na região os municípios mais ricos do Estado, com destaque para Presidente Kennedy, e sua disputa familiar entre tio e sobrinha. 
 
Alegre
 
No embate entre ex-prefeitos em Alegre, o tucano Zé Guilherme (PSDB) está na frente na corrida eleitoral contra Nemrod Emerick, o Nirrô (SD). Ambos, porém, precisam vencer na segunda instância na Justiça Eleitoral para garantir a tranquilidade na disputa. Também disputam no município Alexandre Nazário (PT), José Roberto Tulli (PSOL) e  Zé Pedro (PSD).
 
Apiacá
 
Na disputa em Apiacá há uma boa visibilidade para Dr. Roy Prucoli (SD). Disputam com ele Betinho Miranda (PMN) e Fabrício Gomes (PP)
 
Atílio Vivácqua
 
A disputa em Atilio Vivacqua tem como ponto central o atual prefeto Zé Luiz. Na campanha estão o atual vice, Almir Lima (PSB), aposta do ex-governador Renato Casagrande (PSB) no município. O vereador de três mandatos e líder do prefeito na Câmara, o tucano José da Costa Neto, tem o apoio do vice-governador César Colnago. Completa o quadro o peemedebista Nandinho, que chegou a se eleger, e bem, para a Câmara em 2008, mas acabou não assumindo por problemas na candidatura.
 
Bom Jesus do Norte
 
O vice-prefeito Marquinhos Messias (PSD), apoiado pelo atual prefeito Ubaldo Martins (PDT), é favoriro. Seu principal adversário é Marcão, do PMDB. Completam o quadro Aluizio Teixera (PSDC), Fabinho do Maneco (PRB), Salatiel de Oliveira (PHS) e Toninho Gualhano (PCdoB)  
 
Cachoeiro de Itapemirim
 
Irmão do ex-deputado estadual Glauber Coelho, Victor Coelho (PSB) é a novidade no concorrido pleito de Cachoeiro de Itapemirim. Entre os oito candidatos na disputa, o socialista foi o que mais cresceu e hoje ameaça seriamente o favoritismo inicial do candidato apoiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), seu ex-vice-prefeito Jathir Moreira (SD). Uma curiosidade do pleito é que dos candidatos colocados, o único que não tem pendência na Justiça Eleitoral para resolver é o candidato da Rede, Professor Johathan. O candidato do prefeito Carlos Casteglione (PT), o seu vice, Braz Barros (Pros) não decolou. Completam o quadro  Júlio Ferrari  9PMDB), Lazaro (PSL), Romário do PV, Marcos Mansur (PSDB).
 
Castelo
 
Em Castelo, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) deve amargar uma derrota sofrida. Em sua terra natal, o irmão do ex-governador, o vereador Cesinha Casagrande  (PSB) não está sendo páreo para o ex-prefeito por dois mandatos, Luiz Carlos Piassi (PMDB) segue forte na disputa. O candidato na eleição passada, João Paulo Nali (PTB) também disputa e também está bem no pleito, podendo passar Cesinha e ficar com a segunda posição. O ex-prefeito Cleone Nascimento (PRP) teve a candidatura indeferida
 
Jerônimo Monteiro
 
Com o apoio do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, Luiza Liparizi (SD) é a novidade em Jerônimo Monteiro e pode ser a primeira mulher a chegar à prefeitura, disputando com as apostas do atual prefeito, Batok, o Edson – Bodim (PMDB), Sérgio Fonseca (PSD), apoiado pelo ex-prefeito Luiz Gonzaga.
 
 Mimoso do Sul
 
O ex-prefeito Angelo Garçoni, o Giló (PRB) é o principal obstáculo no caminho da  reeleição da prefeita Flavia Cysne (PSB). Os dois polarizam a disputa em Mimoso do Sul, deixando mais atrás os candidatos  Airton Araújo (DEM), Josias Beredas, o Beredinha (PTdoB) e Marcelo Pessanha (PT)
 
Muqui
 
O clima de bastidores no município de Muqui está quente, alimentando ainda mais a rivalidade entre os grupos do atual prefeito Aluisio Filgueiras (PMDB) e o ex-prefeito Frei Paulão (PSB). Também disputam a eleição tentando superar a polarização, Naldinho Lenda Viva (PCdoB) e Renato Prúcoli (PTB).
 
São José do Calçado

 

Em São José do Calçado a aposta dos meios políticos é em Luiz Carlos. O problema é que o peemedebista teve a candidatura indeferida pela Justiça. Tenta reverter a situação no TRE. Também disputam a reeleição Luis Claudio Castanheira de Moraes, o Bodoque (PROS), Antônio Coimbra, o Cuíca (PDT) e
Ciro Passalini (PV). 
 
Vargem Alta
 
O ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabelo (PMDB) é o nome mais forte na disputa pela prefeitura. O vice-prefeito Claudio Pazetto (PSL) chegou a assumir a prefeitura em outubro do ano passado, quando o atual prefeito João Bosco foi afastado do cargo. Também disputam João Chrisóstomo Altoé (PSDB) e Moisés Tinoco (PEN). 
 
Alfredo Chaves

 

O ex-prefeito Fernando Lafayette (PSB) está à frente na disputa polarizada contra Ronaldo Bianchi (PMDB)
 
Iconha
 
O vereador socialista Marquinhos da Padaria (PSB) lidera a corrida eleitoral na disputa com o atual prefeito João Paganini, que trocou o PSB pelo PDT e Gedson Brandão (PMDB) 
 
Rio Novo do Sul
 
A prefeita Maria Albertina (PMDB) tem chances de se reeleger contra Paulo Scheidegger (PDT) e Thiago Fiorio (PROS)
 
Itapemirim

 

Uma das eleições que mais tem criado expectativa no sul do Estado é a de Itapemirim em que o prefeito Luciano Paiva (PROS) e a ex-prefeita Norma Ayub (DEM) travam uma briga acirrada desde muito antes do processo eleitoral ter começado. O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM) tem interesse em eleger a mulher em um dos municípios mais ricos do Estado, mas a impressão local é de que Luciano está à frente da disputa. Dr. Lindemberg (PR) é o terceiro candidato na disputa, mas a polarização da disputa reduz suas chances. 
 
Marataízes

 

O ex-prefeito Toninho Bitencourt (PSDB) e o vice-prefeito, que comandou o município por quase dois anos, Tininho, que trocou o PT pelo PRP, estão radicalizando a disputa eleitoral, com leve vantagem sobre o tucano, mas o embate está acirrado e indefinido. 
 
Presidente Kennedy

 

A prefeita Amanda Quinta (PSDB) é favorita na disputa familiar contra o seu tio, o ex-prefeito Reginaldo Quinta (PMDB). A disputa polarizada vem sendo acompanhada a distância por Brunão do Povo (PHS).
 
Anchieta
 
Filho do falecido ex-prefeito Edval Petri, Fabrício Petri (PMDB) se destaca na disputa eleitoral contra o atual prefeito Marcos Assad (PTB). O deputado estadual Almir Vieira (PRP) observa a disputa entre os dois de longe.
 
Piúma
 
O prefeito Samuel Zuqui (PTN) disputa a eleição em Piúma contra seu antecessor Ricardo Pereira da Costa (PDT). 
 
Caparaó 
 
Na região do Caparaó, a disputa mais interessante é a do município de Guaçuí, onde a prefeita Vera Costa (PDT) busca a reeleição conta o Zé Luis Caversan (DEM). 
 
Divino de São Lourenço
 
O sobrinho do atual prefeito Miguel Lourenço da Costa, Eleardo Brasil (PP) é o favorito na disputa polarizada com o tucano Luiz da Farmácia (PSDB). 
 
Dores do Rio Preto

 

O ex-prefeito Carloman Bastos (PMDB) é o nome apoiado pela atual gestão. Com a máquina ao seu favor, ele tem uma certa vantagem, mas o vereador Ninho (PDT) agrega os apoios da oposição. No município, a disputa também é acirrada. 
 
Guaçuí

 

A prefeita Vera Costa (PDT) tem vantagem na terra natal do governador Paulo Hartung (PMDB), embora o filho ilustre da cidade não se envolva na política local. A pedetista enfrenta uma disputa polarizada com Zé Luis Caversan (DEM).
 
Ibatiba
 
O prefeito Zé Alcure (PP) disputa a reeleição no município, mas tem pela frente o peemedebista Luciano Pingo (PT). Também disputam a eleição Cloves Freitas (PV)
e José Clerio (PMN)
 
Ibitirama
 
O candidato do PMDB, Reginaldo Souza deve levar vantagem sobre Renan Leal (SD)
 
Irupi
 
O prefeito Carlos Henrique (PSDB) é a posta no município na disputa polarizada com Edmilson Meireles (PMDB)
 
Iúna
 
Em Iúna a eleição está sendo disputada por Coronel Weliton (PV),  Cristhiano Souza Pimentel, o Tiano (PSDC), Edenil (PSDB), Edmar Guedes (PP) e Romário Batista (PMDB) 
 
Muniz Freire

 

O candidato do PDT, Dito (PDT), disputa com Dr. Carlinhos (Pros) a prefeitura e a briga está acirrada entre eles. Também disputa a eleição Rodrigo Pope (PSDB).

Mais Lidas