Em semana de feriado, quem ficar em Vitória terá boas opções nos palcos. Dois grandes eventos que envolvem teatro, dança e discussões sobre artes cênicas começam a partir de quarta-feira (12). O primeiro a iniciar as atividades é a Mostra Off de Teatro de Grupo, que segue com apresentações até o domingo (16) no Centro de Vitória e, em Anchieta, no sábado. A segunda opção é o Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que começa na quinta-feira (13), e circula pela Grande Vitória.
Com atuação há cinco anos na cidade de Vitória, a Mostra Off iniciou as atividades no intuito de gerar um espaço integrado entre grupos de teatro. Contudo, o tempo foi passando e a receptividade do evento abriu espaço também para diversas outras vertentes das artes cênicas, das manifestações culturais, das performances e de áreas afins. Hoje, a mostra integra um pouco de cada e apresenta ao público uma diversidade artística ímpar.
Nesta edição, o tema da Mostra Off é Resistir é Preciso, uma referência à situação política do país, e, em particular, às perspectivas para as artes cênicas neste contexto. Na abertura, quarta (12), a recente peça Pentagrama, do Grupo Z de Teatro e Agregados (foto dir. acima), faz apresentação às 19h na sede da Má Companhia, que fica próxima à Catedral, no Centro de Vitória. Na trama, cinco personagens relacionam-se entre si por entre encontros e desencontros que vão construindo uma teia de descaminhos em direção ao outro. Os ingressos, como sempre na Mostra Off, custam o que cada espectador achar que vale, os preços são espontâneos.
A programação do dia seguinte, quinta (13), já começa às 13h com a intervenção Família Doriana, do grupo Poéticas do Corpo, pelas ruas do Centro de Vitória. Às 19h é a vez do ensaio aberto da peça Otelo, do grupo de pesquisa Poéticas da cena contemporânea, também na Má Companhia. E na sexta (14) as atividades seguem com a peça Mulheres em Fuga (foto, dir. abaixo), da Repertório Artes Cênicas e Cia, às 13h, por ruas do Centro; Oficina de Teatro de Sombras, com Dudu Guimarães, às 14h, na Escadaria do Rosário; e a peça Os últimos dias de Paupéria, do grupo Tarahumaras, ás 19h, também na escadaria.
No sábado (15), é a vez da mesa de discussão As performances de resistência que transpassam os momentos de rupturas democráticas no Brasil, com os convidados Nícolas Corres, Fernando Marques e Nieve Matos, também na Má Companhia, às 16h. A programação no sábado se divide então para Anchieta e, até domingo (16), o Centro ainda recebe a peça Bom Sujeito (foto à esq.), da Isso não é Flamenco; A cidade que nos atravessa, da Confraria de Teatro; e o espetáculo Eles.
Festival de Teatro por Vitória e Cariacica
Quase se integrando às atividades da Mostra Off, o Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória, que entra em sua 12° edição, começa as atividades na quinta (13), com abertura de homenagem ao ator de Milton Neves, às 20h, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória – seguida da peça A descoberta da Américas. Neste ano o festival segue com programação até o dia 21, com atividades que passarão pelos teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário e Centro Cultural Civitella Del Tronto (Cariacica). A entrada em todos os espetáculos é gratuita.
Mais de dez espetáculos foram selecionados para integrar o festival – que contará ainda com sarau literário e momento de lançamento de livros. Entre os selecionados estão grupos vindos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e muitos representantes capixabas.
Entre os destaques estão as peças Vaga Carne, com apresentação no dia 18, às 20h, no Teatro Universitário, de Goiabeiras. Estrelando a atriz Grace Passô, a peça é um solo em que o corpo de uma mulher vive a urgência de discurso junto à procura de suas identidades. Mesmo com estreia neste ano, por onde tem passado o espetáculo tem conquistado público e crítica.
Já no âmbito local, outro destaque é a apresentação do espetáculo Todas as Ruas Têm Nome de Homem, do grupo Confraria de Teatro, que teve estreia neste ano e alcançou um considerável público por sua inovação em ocupar as ruas do Centro de Vitória com cenas, além de discutir um tema bem recorrente na atualidade, a violência contra a mulher. A peça tem apresentação no sábado (15), às 19h, em frente à Galeria Homero Massena, Centro.
O Festival também inclui eixo infantil, com espetáculos como Dona Baratinha Quer Casar e o clássico Os Três Porquinhos. A lista de selecionados inclui ainda a Trupe Iá Pocô, com a peça Couro de Cabra e a Promessa; o Paiol de Teatro, com Anônima; o Teatro Du Beco, com O Mistério da Casa Amarela; e Tarahumaras, com Os Últimos dias de Paupéria, entre diversos outros.
Acompanhe a programação com detalhes dos dois eventos no blog Cena Capixaba
Serviço
– A Mostra Off de Teatro de Grupo terá realização entre os dias 12 e 16 deste mês em espaços do Centro de Vitória. A entrada em todos os espetáculos é espontânea.
– A 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória terá realização entre os dias 13 e 21 de outubro em palcos e praças das cidades de Vitória e Cariacica. A entrada em todos os espetáculos é gratuita.