A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) dará um toque inovador às suas apresentações do mês de novembro. Os músicos sairão do palco do Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, e irão para as ruas, praças, quadras de escola de samba e até para os terminais de ônibus. É o projeto Orquestra nas Ruas, uma série de flash mobs – ou seja, ações em forma de intervenções musicais que vão ocorrer em locais inusitados da Grande Vitória – que pretende aproximar ainda mais o público da música clássica brasileira e internacional.
Serão 12 apresentações em quatro municípios. Em Vitória a orquestra se apresentará na Prainha de Santo Antônio, no Parque Moscoso, na Praça de Itararé, no Parque Botânico da Vale em Jardim Camburi, na Escola de Samba Unidos da Piedade, na Praça da Ilha das Caieiras e no Calçadão da Rua Sete. Já em Vila Velha, as apresentações acontecerão na Praça Duque de Caxias, no Centro, e na Praça da Barra do Jucu. Na Serra, a orquestra se apresentará no Terminal de Laranjeiras e na Praça de Porto Canoa. E em Cariacica, a apresentação acontecerá no Terminal de Campo Grande.
Flash Mob
O termo em inglês flash mob é utilizado para se referir a um grupo de pessoas que se reúnem repentinamente em um local público para fazer alguma ação e, logo em seguida, dispersam-se do local. Geralmente, esse tipo de ação é organizada por meio da internet e utilizada para diversos fins: publicidade, políticos e artísticos, entre outros.
Serviço
O Projeto Orquestra nas Ruas tem realização em novembro por diversos espaços públicos de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, com apresentações gratuitas a partir do dia 4 de novembro e até o dia 31 do mesmo mês.